Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Projeto Café com Letras discute a gentileza como forma de empoderamento

Data de publicação  09/05/2017, 09:37
Postagem Atualizada há 7 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), apresenta, na próxima terça-feira (16), às 16h, no Auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a palestra “Felicitâncias como empoderamento”.

Ministrada pela professora Ana Márcia Diógenes, a palestra apresenta a leitura, a educação e a gentileza como formas de empoderamento.

O tema irá também perpassar projeto “Eu Sou Cidadão”, lançado em 2002. A partir dessa experiência, Ana Márcia Diógenes lança algumas questões: “é possível trabalhar, em texto para adolescentes, a temática da gentileza no sentido de empoderar, como uma construção social que permita mais sensibilidade nas relações, contrapondo o individualismo da era da convergência? Por meio de qual agente a gentileza pode criar capilaridade, de forma mais epidérmica, entre os adolescentes? O projeto “Eu Sou Cidadão”, lançado em 2002, tem o objetivo de despertar nos jovens o prazer pela leitura. Ler empodera, educar empodera, gentileza empodera”.

Sobre a palestrante

 Professora Ana Márcia Diógenes

Professora Ana Márcia Diógenes 

Márcia Diógenes é Mestra em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2012), Especialista em Responsabilidade Social pela Faculdade Integrada do Ceará (2004), graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1985). De 1982 a 1988 trabalhou no jornal O Povo (CE), onde exerceu as funções de repórter e chefe de reportagem. Foi Diretora Regional da TV Manchete (1990/1993). De 1993 a 2000 trabalhou novamente no jornal O Povo, como repórter de economia, editoria de política e Diretora de Redação.

Atuou no Fundo das Nações Unidas para a Infância ? UNICEF, de 2000 a 2008 como Oficial de Comunicação, e de 2008 a 2012 como Coordenadora para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, e, em 2013, como Chefe da Plataforma do Semiárido. Foi Secretária Adjunta da Cultura do Estado do Ceará (2013/2014), onde integrou a curadoria da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, tendo participado do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, do Conselho de Administração do Instituto de Artes e Cultura do Ceará e do Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS), dentre outros.

Desde 1995 tem colaborado com atividades de formação em eventos e cursos nos temas de jornalismo, comunicação pública, responsabilidade social, políticas públicas e direitos de crianças e adolescentes. Desde fevereiro de 2015 é professora da Faculdade 7 de Setembro (CE), onde leciona as disciplinas de Jornalismo Especializado, Projeto Integrado de Jornalismo Impresso, Projeto Integrado de Telejornalismo e Introdução ao Jornalismo. É também professora em pós-graduações de Assessoria de Comunicação, e consultora em comunicação, responsabilidade social e direitos de crianças e adolescentes. Em junho de 2016 assumiu a Assessoria Institucional do Instituto Cuca.

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), está sendo organizado pela Profa. Dra. Claudia Regina Rodrigues Calado (Coordenadora) e pela Profa. Dra. Maria Leidiane Tavares Freitas (Vice-Coordenadora). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.

Categorias