Seminário no Campus dos Malês discute soberania e segurança alimentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Data de publicação  25/05/2017, 16:27

Será realizado nos dias 29 e 30 de maio, no auditório do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, o Seminário: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O seminário integra as ações de estratégia de segurança alimentar da CPLP, coordenada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consan), uma plataforma de nível Ministerial com participação de múltiplas partes interessadas: sociedade civil, setor privado, universidades e parlamentares.

Participam do seminário nomes de referência no assunto, como: Maria Rita de Oliveira, docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), do Instituto de Biociências de Botucatu (Curso de Nutrição) e secretária do Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades do Consan; Pedro Chume, diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Zambeze; Francisco Nildo da Silva, docente do curso de Agronomia da Unilab, e o professor Pedro Leyva, que também coordena o curso de Bacharelado em Humanidades (BHU) da Unilab.

Além de discussões em grupos de trabalho, o Seminário irá debater, dentre outros temas, os desafios e oportunidades das universidades no contexto do MU-CONSAN-CPLP.

O evento ainda contará com oficina sobre o plano de trabalho MU-CONSAN-CPLP e discussão sobre o projeto pedagógico do Curso de Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) para a CPLP, além de espaços para manifestações das instituições presentes.

09h – Abertura

09h30 – A Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP – Maria Rita Marques de Oliveira, Secretária do Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no CONSAN-CPLP.

10h – Universidade de Zambeze: desafios e oportunidades no contexto do MU-CONSAN-CPLP – Pedro Chume, Moçambique.

10h30 – Unilab – CE: desafios e oportunidades no contexto do MU-CONSAN-CPLP – Francisco Nildo da Silva.

11h – Unilab/BA: desafios e oportunidades no contexto do MU-CONSAN-CPLP – Pedro Chume.

11h30 – Manifestação das instituições presentes.

12h30 – Almoço.

14h – Oficina: O plano de trabalho para o MU-CONSAN-CPLP: Como potencializar as ações propostas a partir dos territórios dos presentes.

14h – Breve apresentação do plano.

14h30 – Discussão nos grupos.

16h30 – Plenária.

17h30 – Encerramento.

Dia 30/05 (Inclui Webconferência)

09h – Avaliação do dia anterior com vistas aos subsídios para o plano de trabalho e o Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em SAN para a CPLP.

10h – Revisão do perfil do profissional.

11h – Revisão das habilidades e competências.

12h30 – almoço.

14h – Revisão da Grade curricular, com indicação de docentes.

17h – Encerramento.