I Encontro de Comunidades Quilombolas da Unilab acontece de 13 a 15 de dezembro

Data de publicação  12/12/2018, 09:01

Discutir pertencimento tem provocado grande inquietação, tanto em professores que têm inserção nas Comunidades Quilombolas que estão na Unilab, por meio de projetos de pesquisa ou disciplinas, quanto em estudantes quilombolas. Foi assim que surgiu a ideia do I Encontro de Comunidades Quilombolas da Unilab, que vai acontecer no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, de 13 a 15 de dezembro.

As inscrições podem ser feitas presencialmente, nesta quinta-feira (13), no Hall do Campus dos Malês.

O Encontro tem o objetivo de fomentar um espaço comum de troca de conhecimento, saberes e fazeres entre quilombolas das comunidades que compõem a Unilab (Aculpe, Alto Alegre, Cambuta, Dom João, Monte Recôncavo, São Braz e Santiago do Iguape, entre outros), e destes com os estudantes, servidores e comunidade local, a partir de duas temáticas: Educação Quilombola e Território.

Mesas de discussão, encontro com mestres dos saberes, apresentações artísticas e experimentação da culinária local estão entre as atividades da programação, que acontecerá em dois locais de São Francisco do Conde: no Campus dos Malês e na Comunidade Quilombola do Monte Recôncavo, anfitriã dessa primeira edição.

“Durante a Semana Universitária da Unilab/2018, os professores Rafael Palermo Buti e Eliane Costa Santos organizaram um fórum quilombola – espaço de discussão sobre Educação Quilombola e Conflitos Territoriais”, explica a organização a respeito da natureza do Encontro.

O I Enconstro de Comunidades Quilombolas da Unilab dá continuidade às pesquisas feitas pelo Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática (GIEPEM) da Unilab/Malês, sob a organização dos alunos quilombolas do Monte Recôncavo, São Braz e Acupe. O evento tem o apoio da Associação de Moradores do Monte Recôncavo, da Escola Municipal Duque de Caxias, da Escola José de Aragão Bulcão, do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (APUB) e de docentes da Unilab.

Confira a programação completa e participe!