Curso de Pedagogia da Unilab promove debate, dia 27, sobre “Pretagogia: construindo um referencial teórico-metodológico de matriz africana para a formação de professores”
No próximo dia 27, o Projeto “Em Tese: compartilhando saberes e percursos” promove a segunda atividade do ciclo de apresentações, a partir das 14h30, na Unidade Acadêmica dos Palmares, Bloco 2, 3º andar, sala 304, em Acarape/CE.
A segunda palestra tem a colaboração da professora e coordenadora do Curso de Pedagogia, Geranilde Costa e Silva, com a temática “Pretagogia: construindo um referencial teórico-metodológico de matriz africana para a formação de professores”.
As atividades do curso de Pedagogia, organizadas pelas professoras vinculadas ao Instituto de Humanidades (IH), Carolina Bernardo e Fatima Bertini, fazem parte do ciclo de apresentações que acontecerá durante todo o ano de 2019, mensalmente, nas últimas quarta-feira do mês, no período da tarde, entre os meses de Fevereiro a Dezembro, somando oito encontros de atividades com diferentes convidados e temáticas diversificadas de teses de doutorado e/ou de pós-doutorado dos docentes do curso.
Acontecem em dois momentos: No primeiro, a exposição do conhecimento produzido nos quatro anos de formação; e no segundo momento, a exposição da trajetória acadêmica, vinculando assim, ensino e pesquisa e proporcionando a integração entre o corpo colegiado no entendimento de suas linhas de pesquisas.
O Projeto Em Tese busca promover entre docentes e discentes uma discussão formativa sobre pesquisa, pesquisa em educação, metodologia de pesquisa em educação, produção de conhecimento e percursos acadêmicos-científicos.
Um momento de diálogo entre pesquisadores e com a audiência de estudantes interessados e/ou curiosos pela carreira acadêmica ou para compreender os caminhos da produção de conhecimento pelo quais seus professores passaram para a construção de uma vida acadêmica.
Essa atividade se constitui pela apresentação A ideia do projeto surgiu em reunião de planejamento a partir da necessidade de atender uma série de demandas da formação dos estudantes em curso. Futuras e futuros professores/pesquisadores frente aos seus projetos de TCC´S.
PROJETO EM TESE 2019 – CURSO DE PEDAGOGIA – DATAS |
||
Data |
Professora/Professor |
Tese |
27/02/2019 |
Lucilene Rezende Alcanfor |
Professor Thomaz Galhardo: produção, circulação e práticas de alfabetização e leitura – Séculos XIX e XX |
27/03/2019 |
Geranilde Costa e Silva |
Pretagogia: construindo um referencial teórico-metodológico de matriz africana para a formação de professores. |
26/06/2019 |
Linconly Jesus Alencar Pereira |
SEMEANDO POSSIBILIDADE NO SEMIÁRIDO POTIGUAR: a construção de um projeto contra hegemônico a partir da Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido desenvolvida pela LEDOC – UFERSA |
31/07/2019 |
Luís Carlos Ferreira |
A Educação Profissional de Nível Médio no contexto da hegemonia política presente no CEE RJ: contradições e controvérsias entre as autorizações dos cursos técnicos da saúde e os programas de formação dos trabalhadores do SUS. |
28.08.2019 |
Jacqueline Da Silva Costa |
Cor e Ensino Superior: trajetórias e identidades de estudantes negros da universidade do estado de Mato Grosso – UNEMAT |
30.10.2019 |
Luis Eduardo Torres Bedoya |
A força emancipadora da espiritualidade e da mística no MST: experiências formadoras na vida dos/as militantes e poder catalisador do movimento |
22.11.2019 |
Fátima Maria Araújo Bertini |
Mudanças urbanas e afetos: estudo de uma cidade planejada |
18.12.2019 |
Joana D Arc De Sousa Lima |
Cartografias das artes plásticas no Recife dos anos 1980: Deslocamentos poéticos entre a tradições e o novo |
Segundo uma das coordenadoras do projeto, “buscamos contribuir para nossa qualificação acadêmica, compreensão das produções de conhecimentos dos professores e melhoria nos resultados das produções de monografia ou demais escritos de nossos estudantes”, esclarece Fátima Bertini