Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Sustentabilidade, desafios e inovações são destaques da III Senge e do Congresso de Mobilidade Elétrica da Unilab

Data de publicação  01/07/2019, 19:13
Saltar para o conteúdo da postagem
Equipe organizadora da III Semana da Engenharia de Energia da Unilab

Na última terça-feira (25), a abertura da terceira edição da Semana de Engenharia de Energia (III Senge), um evento anual organizado pelos estudantes do curso de Engenharia de Energia, vinculado ao Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS), contou com a participação da vice-reitora pro tempore da Unilab, Andrea Linard, da coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Silvana Mariz, do diretor do IEDS, George Mamede, e do membro da equipe organizadora da III Senge, Ajumar Omar Alfaica, além da exibição da mensagem digital de boas vindas do reitor pro tempore da Unilab, Alexandre Cunha.

Abertura da III Semana da Engenharia de Energia da Unilab no Auditório do Campus das Auroras, Redenção/CE

Para a enfermeira e vice-reitora pro tempore, Andrea Linard, o desenvolvimento e o fortalecimento do IEDS está presente nas atividades dos eventos ao decorrer da semana. “Ao longo de 10 anos, o instituto teve uma trajetória exitosa e não se intimidou com os desafios”, afirmou a professora do ICSA/Unilab.

Membros da mesa de abertura da III Senge da Unilab

Foram cinco dias repletos de atividades (minicursos, palestras, oficinas, sessões técnicas, apresentação de trabalhos científicos, visitas técnicas e mesas-redondas), apresentando o que há de novo no contexto de sustentabilidade, inovações e desafios, nas pesquisas desenvolvidas, mostras de modelos e protótipos de engenharia, na tentativa de responder às problemáticas concernentes à geração, distribuição e transmissão de energia sustentável.

Paulo de Carvalho, professor e coordenador do Laboratório de Energias Alternativas da UFC

A discussão da edição de 2019 foi “Energia Limpa e Acessível: Estratégias de Inovação e Sustentabilidade”, ministrada em palestra pelo engenheiro elétrico e doutor em Engenharia Elétrica, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Paulo de Carvalho.

Trabalho Científico

Entre as atividades de apresentação de trabalhos científicos na III Senge, a estudante do Curso de Engenharia de Energia, Marilia Santana, trouxe a pesquisa sobre “Desenvolvimento e treinamento de Redes Neurais Artificiais para previsão de demanda elétrica residencial“, sob a orientação do professor do IEDS, Alisson Guimarães, pretendendo prever a demanda elétrica de uma cidade ou região, principalmente de locais populosos, para assegurar que o abastecimento de energia seja suficiente e eficaz para a população local. Através do cálculo da demanda futura, os investimentos no setor energético podem ser pensados de acordo com um planejamento.

Maiso Dias, coordenador da Pós-graduação do Unichristus, comandou a sessão técnica sobre “Os objetivos do Desenvolvimento Sustentável como Estratégia de Inovação”

A sessão técnica “Os objetivos do Desenvolvimento Sustentável como Estratégia de Inovação” foi discutida pelo coordenador da Pós-graduação do Centro Universitário Christus (Unichristus), Maiso Dias, que exibiu o vídeo ilustrativo da Plataforma Agenda 2030, com apresentação dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), baseados nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), desenvolvido em 2015.

Para Maiso Dias, mestre em Administração, a educação tem importante atuação nesse contexto, não importando se a demanda seja de quaisquer instituições públicas ou privadas, ONGs, empresas ou pessoas físicas. “A própria Unilab pode priorizar a atuação nas disciplinas, escolhendo alguns dos objetivos ou atuar fortemente nos 17 objetivos ODS”, enfatizou o palestrante convidado.

Ajumar Omar Alfaica, moçambicano e estudante da Unilab

A estratégia da edição de 2019, segundo o moçambicano, Ajumar Omar Alfaica, foi a abordagem de temas relacionados aos cursos de Engenharia de Energias e de Computação, ambos do IEDS, com intuito de “ir além da sala de aula, para assim vivenciar e debater sobra a atualidade e temas que vão surgindo. Ferramentas necessárias para a capacitação e enfrentamento para o mercado de trabalho”, esclareceu o estudante do Curso de Engenharia de Energias. Para o futuro, a ideia é realizar um evento agrupando as Engenharias.

Congresso Acadêmico de Mobilidade Elétrica e Desenvolvimento Sustentável

Durante a programação da III Senge, dias (25 e 26), os estudantes dos cursos de Engenharia de Energias e de Computação da Unilab, além de estudantes convidados do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), participaram da primeira edição do Congresso Acadêmico de Mobilidade Elétrica e Desenvolvimento Sustentável, com apresentação de artigos acadêmicos e científicos, palestras e mostra de Engenharia (protótipos) em soluções de Mobilidade Elétrica.

Palestrante Luiz de Gonzaga Jr, engenheiro especialista em Gestão de Inovação da Enel Brasil

Em destaque na abertura do congresso, foram as palestras: “O Mundo está Mudando. E você está?”, abordando a Revolução Digital e seus impactos nos mercados internacionais, com o especialista da Enel Distribuição Ceará.

Grupo de pesquisa BATUmobile (O Calanguinho) é uma parceria da Unilab com a Enel Distribuição Ceará (Enel), contemplada em Edital da Secretaria de Desporto do Estado do Ceará

Outro momento foi a palestra ministrada pelo grupo de pesquisa BATUMobile, coordenado pelo professor do IEDS, Sérgio Sevilha, com o tema: “Mobilidade Elétrica nos Países Lusófonos”.

Professores da Comissão Científica do IEDS e estudantes participantes na apresentação dos artigos no Congresso de Mobilidade Elétrica

No encerramento, o professor Servilha agradeceu ao desempenho de todos os participantes e da equipe organizadora do evento, destacando a importância dos trabalhos significativos e interessastes que têm futuro na carreira acadêmica e que buscam promover o desenvolvimento sustentável de mobilidade na região do Maciço de Baturité e, se possível, em todo o Ceará. Segundo a organização, dos 13 trabalhos inscritos, 10 foram apresentados e obtiveram avaliação em destaque.

Para o futuro, o professor e doutor em Ciências – Engenharia de Defesa pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) declarou: “Esperamos, e já propusemos ao conjunto das universidades e entidades que promovem estes trabalhos, idealizar e planejar um evento amplo – Congresso Cearense de Mobilidade Elétrica, na Unilab”.

Encerramento do Congresso de Mobilidade com a certificação de participação e dos melhores trabalhos acadêmicos e científicos pelo professor Sérgio Servilha

Ao final, foram entregues os certificados de participação e a premiação dos três melhores trabalhos apresentados na modalidade Protótipo Engenharia – Sistema de recarga na própria via (Unilab); Modelo reduzido e eletrificado do Calanguinho (Unilab); e Um carro elétrico e seguidor de linha (UFC), os quais receberão kits de robótica da parceira Enel Distribuição Ceará.

https://www.facebook.com/unilaboficial/videos/2871006673124447/
Estudantes da Unilab e convidados da UFC apresentaram seus Protótipos de Engenharia com análises dos professores do IEDS (comissão científica) para escolha de premiação dos três projetos em destaque
Categorias