Informações sobre o CoronaVírus

Data de publicação  13/03/2020, 19:09

Os coronavírus estão associados a infecções nas vias respiratórias e no trato intestinal, podendo acometer humanos e animais. A maioria das infecções se apresentam com sintomas de resfriado comum (tosse, coriza, obstrução nasal…etc), porém há risco de casos graves em pessoas de grupos de risco, como idosos, crianças e pessoas diagnosticadas com doenças crônicas.

O 2019-nCoV, agente responsável pelos casos de infecção recentemente noticiados, tem alta patogenicidade, podendo causar quadros mais graves da doença. O período de incubação (intervalo entre a data de contato com o vírus até o início dos sintomas) da infecção por coronavírus pode chegar até 12 dias, e a transmissão interpessoal pode ocorrer mesmo sem a manifestação de sintomas pela pessoa adoecida.

Os sintomas mais comuns dessa doença são febre, tosse, falta de ar e dor muscular, podendo ainda haver dor de cabeça, dor de garganta, coriza, dor no peito, diarreia e náusea e vômitos. Como se vê, a pessoa adoecida manifestará sintomas semelhante a um quadro gripal.

Não há tratamento específico que objetive a cura dessa infecção viral, as medicações e medidas administradas visam alívio de sintomas e suporte.

As medidas de prevenção incluem:

• Higiene frequente das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica.

• Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos.

• Evitar contato próximo com pessoas doentes.

• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável (em seguida, descartar o lenço usado imediatamente e lavar as mãos)

• Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados. Evitar contato com pessoas quando estiver doente.

• Evitar compartilhar copos, pratos ou outros artigos de uso pessoal. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

O Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus-Sus, no qual é possível obter informações, dicas, mapa de unidades de saúde, além de uma avaliação rápida sobre a relação de sintomas relatados com a definição de caso suspeito do vírus. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

iOS: https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR

Acesse os documentos abaixo:

Livreto: tirando dúvidas sobre o Coronavírus

Vídeo: Coronavírus: o que você precisa fazer e saber

Vídeo: Aprenda a maneira correta de lavar as mãos

Vídeo: Etiquetas de higiene