Unilab distribuirá tablets para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Data de publicação  22/09/2020, 14:00

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) distribuirá 1.200 equipamentos/dispositivos móveis para estudantes de graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não possuam acesso a equipamentos de informática. O objetivo é promover o acesso aos conteúdos acadêmicos disponibilizados na modalidade remota do semestre letivo 2020.1.

A seleção para concessão do Auxílio Inclusão Digital na modalidade equipamento/dispositivo móvel (tablet) ocorre via edital integrado nº 01/2020, lançado pelo Comitê Institucional de Enfrentamento à Covid-19, juntamente com a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), a Pró-Reitoria de Administração (Proad) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Poderá ser formado um cadastro de reserva de classificáveis, a depender da disponibilidade orçamentária.

As inscrições começam nesta sexta-feira (25) e vão até 4 de outubro, sendo realizadas exclusivamente pelo Módulo de Assistência Estudantil do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Antes de iniciar a inscrição, leia o edital com atenção e acesse o tutorial com as instruções necessárias.

Para solicitar a modalidade de auxílio equipamento/dispositivo móvel, o estudante precisa atender aos seguintes requisitos:

– Estar com matrícula ativa no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) em curso de graduação presencial.

– No período de entrega do equipamento estar matriculado nos componentes curriculares do semestre remoto 2020.1.

– Não ser portador de diploma de graduação, salvo discentes matriculados na primeira terminalidade.

– Atestar ausência de acesso a equipamentos de informática por meio de preenchimento de declaração específica em Edital (Anexo I).

– Estar em uma das seguintes situações em relação ao Programa de Assistência ao Estudante (Paes):

I. Ser beneficiário do Paes, sendo consideradas para fins de seleção as comprovações apresentadas no último processo seletivo do Paes do qual o candidato participou;

II. Não ser beneficiário do Paes e se declarar vulnerável com renda per capita de até um salário mínimo e meio, mediante comprovações (Anexo II).

O equipamento que será doado possui as seguintes especificações mínimas: tablet, tela até 9 polegadas, memória ram até 4 GB, armazenamento interno até 8 GB, armazenamento externo até 32 GB, processador quad core, câmera frontal até 8 MPX, câmera traseira até 8 MPX, conectividade wi-fi/ 3G/ 4G/ bluetooth, sistema operacional open source.

Tire suas DÚVIDAS aqui no nosso FAQ com as principais perguntas e respostas para dirimir dúvidas sobre o processo seletivo.

O resultado final da seleção será divulgado em 10 de dezembro. A doação dos equipamentos obedecerá à disponibilidade de vagas e à ordem de classificação do resultado final. A DTI convocará o discente via e-mail do Sigaa com orientações sobre entrega e assinatura do Termo de Recebimento do dispositivo. Será divulgado o protocolo de entrega pela Pró-Reitoria de Administração (Proad) e Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae).

Dúvidas sobre o Edital de Inclusão Digital podem ser direcionadas ao e-mail (atendimentopropae@unilab.edu).