Grupo de Trabalho empreende pesquisa para desenvolver ações antirracistas na Unilab

Data de publicação  24/09/2020, 10:42

“O racismo e a discriminação racial lamentavelmente permanecem em nosso meio, em nossas relações humanas, em todos os níveis. Em nossa comunidade universitária não é diferente”. A constatação do professor Arilson dos Santos Gomes, vinculado ao Instituto de Humanidades (IH) da Unilab reflete um dos motivos que justificam a criação do Grupo de Trabalho Antirracismo na Unilab.

Instituído pela Portaria da Reitoria 313 de 30 de julho de 2020, o GT nasceu em meio ao contexto pandêmico, momento em que o mundo vem sendo abalado por campanhas com a tag #BlackLivesMatter. Coordenado por Arilson e com representação docente, discente e de servidores dos campi da Unilab na Bahia e no Ceará, o Grupo pretende contribuir com a formulação de ações de caráter mais prático no âmbito administrativo que combatam, além do racismo, outras formas de preconceito correlatas, como a xenofobia.

Para efetivar a formulação dessas ações, o GT Antirracismo disponibilizou um formulário no Sigaa entitulado “Diagnóstico do Racismo no âmbito da Unilab”. Constituído por questões objetivas e discursivas, o questionário visa obter respostas de toda a comunidade discente, não importando a etnia. São 34 questões, das quais 6 possibilitam respostas discursivas. Disponibilizada no sistema desde o último dia 21, a pesquisa permanecerá no ar por um mês.

Segundo Arilson, o formulário será “um diagnóstico que servirá como base para nossas futuras ações. É difícil atuar politicamente dentro de protocolos administrativos se a gente não tem uma dimensão mais concreta dessas realidades”. Embora o GT tenha caráter temporário, suas demandas subsidiarão políticas da recém-criada Coordenação de Direitos Humanos, além de uma grande campanha com temática Antirracista, com previsão para ocorrer no mês de novembro do ano corrente.

Composição do GT Antirracismo

Arilson dos Santos Gomes (Presidente) Docente – Ceará