No dia da publicação do Estatuto, Reitoria concede outorga de grau a 18 novos profissionais

Data de publicação  30/12/2020, 17:50
Leitura da outorga de Colação de Grau realizada pela vice-reitora, Cláudia Carioca

Na manhã desta quarta-feira (30), 18 novos profissionais receberam a titulação de graduação pela equipe da Reitoria, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e demais profissionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), na cerimônia virtual que foi realizada na Plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e transmitida pelo Youtube da Unilab Oficial.

Participaram da cerimônia, a Vice-Reitora da Unilab, no exercício da Reitoria, professora Cláudia Carioca; a pró-reitora da Prograd, em exercício, Solange Teles; o diretor do IH, Carlos Henrique Pinheiro; a coordenadora do curso de Enfermagem, Patrícia Vasconcelos; a coordenadora do curso de Humanidades, Carolina Bernardo; a coordenadora do curso Letras – Língua Portuguesa, Antônia Suele Pereira; representando o curso de Sociologia, Sebastião André; representando a coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA), Afra Sampaio; e o interprete em Libras, Rafael Cipriano; e, no cerimonial, Joaquim Torres, chefe de gabinete da Reitoria.

A leitura do Juramento foi executada pela concludente do curso de Enfermagem, Fernanda Sousa.

Após a leitura da outorga de grau realizada pela vice-reitora, Cláudia Carioca, os novos egressos da Unilab, entre brasileiros e estrangeiros – pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), são agora profissionais das áreas de Enfermagem, Letras – Língua Portuguesa, Humanidades e Sociologia, vinculados aos institutos da Unilab: Instituto de Ciências da Saúde (ICS),  Instituto de Humanidades (IH) e Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), das unidades do Ceará, são eles:

Do Curso de Bacharelado em Enfermagem: Amanda Camurça Mesquita, Dayane da Silva de Amaral, Eloise da Silva Barbosa, Fernanda Pereira de Sousa, Lucas de Sousa Silva, Manuel Luiz da Silveira Filho e Wanderson Souza Marques – orador da turma 2020 e Abdel Boneensa Cá, Braima Embaló, Dote Biaguê, Mama Saliu Culubali e Mohamed Saido Balde (guineenses); Euzenio Abalti da Cunha (timorense) e Karine Axly Andrade Martins Silva (cabo-verdiana). Curso de Bacharelado em Humanidades: Larissa Emilly da Costa Oliveira e Leidiana da Costa Lima Silva; e Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa: Ana Glauciane da Silva Oliveira e pelo Curso de Licenciatura em Sociologia: Victor Iufa (guineense).

Orador da turma de formandos 2020, Wanderson Marques (Enfermagem)

Wanderson Marques, concludente em Enfermagem, teve na sua família a base e a força desta conquista maior (a graduação), como um conjunto de pessoas que se envolveram no projeto de conhecimento e de experiência na Unilab. “Que possamos permanecer firmes, cada qual na sua área profissional, melhores condições de prestarmos a assistência, e, de modo incansável, ser o profissional que de fato, fomos ensinados a ser. Hoje, Baturité, Fortaleza, Pai João, Tabuleiro do Norte, Aratuba e os países: Guiné-Bissau, Cabo Verde, Timor-Leste, ganham novos profissionais de Enfermagem. Viva o SUS, viva a Unilab, uma universidade pública internacional!”, concluiu Wanderson.

Publicação do Estatuto da Unilab, no DOU em 2020, pela gestão da Reitoria pro tempore: Roque Albuquerque, Reitor e Cláudia Carioca, Vice-reitora.

Após os agradecimentos à toda comunidade (docentes, discentes, servidores e colaboradores) da Unilab, destacou a importância da colação de grau desta turma, já que o evento foi realizado após a aprovação pelo Ministério da Educação (MEC) e publicação no Diário Oficial da União (DOU), na edição desta quarta-feira, 30 de dezembro, do Estatuto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). “É um marco, ao longo dos 10 anos que esta universidade vive. Este momento é muito importante para todos. Podemos dizer que na nossa missão – estabelecida em março de 2019, foi cumprida” afirmou a vice-reitora da Unilab.

“Esperamos que vocês ganhem o Mundo! Que possam trabalhar e levar o conhecimento excelente que a universidade os proporcionou. Esperamos que vocês cumpram com maestria e zelo, compromisso e seriedade aquilo para o qual foram formados”, finalizou a professora do ILL, Cláudia Carioca.

Unilab em Números

Segundo a Prograd, durante o ano de 2020, concluíram a carga horária determinada por cada curso, 464 novos profissionais, entre colações regulares e especiais. Atualmente, temos matriculados nos cursos de Graduação da Unilab, em 2020.1, o quantitativo de 4.965 estudantes.

Matéria relacionada: Publicado Estatuto da Unilab no Diário Oficial da União