Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Bas’Ilele Malomalo compartilha pesquisas no Simpósio Cátedra Unesco DCMÉT

Além de membro do Comitê Consultivo Internacional, o pesquisador participará do evento com as apresentação de trabalhos em duas mesas. Inscrições gratuitas.

Data de publicação  14/05/2021, 15:39
Postagem Atualizada há 4 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

Bas’Ilele Malomalo, professor vinculado ao Instituto de Humanidades e Letras da Unilab no Campus dos Malês (IHL/Malês), participa do Simpósio Cátedra Unesco DCMÉT, evento internacional com transmissão online via plataforma Zoom entre os dias 17 e 21 de maio. Os encontros do simpósio são realizados nas línguas inglesa, francesa e espanhola; as inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral no site oficial do evento.

Malomalo é docente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH/Unilab), e também líder do grupo de “África-Brasil: Produção de conhecimento, sociedade civil, desenvolvimento e cidadania global” (fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNpq) e do Latitudes Africanas, projeto cadastrado na Pró-reitoria de Extensão da Unilab (Proex). 

Além de participar nas atividades do Simpósio na qualidade de membro do Comitê Consultivo Internacional, o pesquisador marcará presença na articulação da oficina de trocas e constituição de redes de pesquisas voltada para os francófonos e com a apresentação de duas comunicações relativas às suas pesquisas na atualidade. 

A mesa “Democracia, direitos da pessoa, os movimentos sociais no Brasil”, acontecerá na segunda-feira, 17, das 11h30 às 12h30 (horário de Brasília). Nesse espaço, ele vai abordar a temática dos direitos biocósmicos, o devir negro na perspectiva da filosofia africana. 

Já na terça-feira, 18, às 15h (horário de Brasília) acontece a mesa “Meio ambiente, movimentos sociais e participação cidadã”. Na ocasião, o professor Malomalo apresenta os resultados parciais da sua pesquisa de pós-doutorado, realizada no Instituto da Biociência e Intersan/Unesp, referente à relação entre a Filosofia de Ubuntu-Maat-Kalunga-Axé e a Eco-cidadania, onde questiona as abordagens negligentes às categorias de raça e gênero quando são tematizadas as questões da natureza ou o do meio ambiente.

Simpósio Cátedra Unesco DCMET 

A Cátedra Unesco DCMÉT atua nos eixos que compõem a sua sigla: Democracia, Cidadania Mundial e Educação Transformadora. Possui objetivos de atuação a curto e longo prazo efetivando direitos com a participação de parceiros da sociedade civil no Sul Global.

O Simpósio é um projeto coletivo de reflexão, discussão, cocriação de conhecimento e produção de saberes. Impulsionado pelo tema “A democracia, cidadania mundial e educação transformadora: novas perspectivas para compreender, entender-se a agir coletivamente”, o Simpósio Cátedra Unesco DCMÉTalmeja, por um lado, consolidar a rede de pesquisadores multidisciplinares do Norte e do Sul criada pela Cátedra UNESCO DCMÉT, pautando-se em formas de trabalho colaborativo, sustentável, crítico e mutuamente benéfico para os parceiros. Por outro lado, promove o diálogo intercultural entre esses pesquisadores e atores de diversos setores sociais formais, não-formais e informais. 

O programa do simpósio inclui atividades acadêmicas, socioculturais, de mídia e de divulgação. Participantes de vários países contribuirão integralmente em francês, inglês ou espanhol, às vezes com interpretação simultânea

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO