Revista Njinga & Sepé será lançada nessa segunda-feira (31)

Data de publicação  28/05/2021, 19:15

A primeira edição da Revista Njinga&Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, editada por professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), já está disponível.

O lançamento da publicação ocorre na segunda-feira (31), às 13h, , no encerramento do mês de África, com a participação de autoridades: o reitor da Unilab, Roque Albuquerque, e os professores Gilvan de Oliveira (Cátedra UNESCO) e Rosângela Morello (IPOL). Haverá transmissão no canal da Revista Njinga&Sepé no YouTube.

Editor-chefe da revista, o docente da Unilab Alexandre Timbane destaca que o periódico pretende auxiliar o processo de valorização das línguas africanas e brasileiras. Timbane informa que a publicação aceita textos escritos em mais de 3000 línguas e, por isso, precisa de uma equipe vasta, qualificada, diversificada cientifica e geograficamente: são mais de 2 mil línguas africanas, sem contar as línguas de origem europeia, asiática e de sinais; mais de 30 línguas do Timor-Leste; e as línguas brasileiras são estimadas em mais de 180, sem incluir as línguas de imigrantes e de herança.

“(a publicação) resulta de uma preocupação urgente, da necessidade da valorização das línguas africanas e brasileiras no espaço acadêmico, e não só. Cabe-nos dar o primeiro passo, para que haja estudos e pesquisas publicados nessas línguas não oficiaise minorizadaspela política linguística”, declarou Alexandre Timbane.

A revista tem material em texto e em vídeo. A comunidade surda pode assistir aos vídeos, as pessoas cegas podem ouvir as poesias. Os textos estão disponíveis para download livre e as maneiras adequadas de citação são informadas.