Não fique de fora! Participe do Censo Sociocultural de Estudantes Internacionais

Data de publicação  03/06/2021, 10:22

O prazo para participar do Censo Sociocultural de Estudantes Internacionais foi prorrogado até 31 de outubro de 2021, conforme informou a Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer/Unilab), considerando que a aplicação do formulário que também abrange aos estudantes internacionais recém matriculados, neste semestre 2020.2.

A pesquisa foi lançada em 27 de abril de 2021 pela Prointer/Unilab, visando aprimorar os processos de seleção, acolhimento e acompanhamento executados pelo setor. Serão levantadas informações que envolvem procedência regional, etnia, bagagem cultural e trajetória anterior ao ingresso na Unilab.

Participe! Ajude-nos preenchendo o FORMULÁRIO ELETRÔNICO.

Segundo dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), extraídos em novembro de 2020, a Unilab conta com 1188 estudantes internacionais na graduação, cerca de 23% do total de discentes. É uma das mais expressivas comunidades internacionais no cenário das universidades brasileiras. Embora a instituição disponha de dados por nacionalidade, pouco ainda se sabe quando se trata das especificidades no perfil desses estudantes.

“Eles acabam carregando identidade nacional, apenas. Esses alunos são seres culturais, étnicos, falantes de mais de duas línguas, que vêm com suas cargas culturais, suas tradições”, pontua Artemisa Odila Monteiro, Pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais. Ela explica que a unidade tem interesse em compreender melhor o itinerário percorrido pelo estudante a partir de sua realidade local, como conheceu a Unilab e quais principais dificuldades nesse processo. “Queremos ouvir os estudantes para nos contarem quais são essas trajetórias, a fim de que a gente melhore o processo seletivo e faça parcerias mais específicas”, complementa ela, que também é natural de Guiné-Bissau e que construiu sua trajetória de formação acadêmica no contexto da diáspora.

Outro aspecto que também motiva o censo é o desafio de expandir a seleção internacional além das capitais dos países, onde são sediadas as embaixadas brasileiras, por meio de acordos com instituições locais. O levantamento contribuiria ainda para que a instituição aprimore sua forma de lidar com os conflitos que surgem no contexto da integração multicultural.

Para participar, é necessário que o estudante esteja logado em sua conta Google. O formulário é dividido em duas partes: a primeira, com uma sequência de 17 perguntas, e a segunda, na qual o participante deve fazer upload de uma foto legível de seu passaporte/visto/RNE, como forma de identificação. Os dados coletados serão arquivados de forma restrita e utilizados para fins estritamente institucionais. Reforçamos a importância da participação de cada estudante a fim de obtermos o maior número possível de dados.