Prorrogado até o dia 15 de julho o prazo de inscrições nos processos de seleção de projetos (PIBITI e PIBIC)

Data de publicação  23/06/2021, 16:59

Estão abertas as inscrições nos processos de seleção de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI -2021/2022) e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/Unilab e PIBIC/CNPq -2021/2022). Para ambos os programas, o prazo de inscrição foi prorrogado até o dia 15 de julho.

PIBIC
O edital do PIBIC visa classificar projetos de pesquisa, a serem desenvolvidos nos estados do Ceará e da Bahia, e contemplar os classificados com bolsas de iniciação científica PIBIC/Unilab e PIBIC/CNPq (nas modalidades Iniciação Científica -IC; Ações Afirmativas -AF; e Ensino Médio e Profissional da Rede Pública -ICJ). Os docentes da Unilab, interessados em inscrever-se no PIBIC, devem submeter projetos de pesquisa pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), com todas as documentações conforme edital.

Cada proponente poderá enviar apenas um projeto de pesquisa, e cada proposta poderá conter até dois planos de trabalho individuais e distintos, que especifiquem todas as atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes. O resultado da seleção será divulgado no dia 17 de agosto, e o prazo para indicação dos bolsistas, pelos orientadores, é de 24 a 31 de agosto no caso das bolsas CNPQ (IC, AF e ICJ), e de 15 a 31 de setembro para as bolsas PIBIC Unilab. As bolsas terão vigência de até 12 meses.

O PIBIC tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar potenciais entre estudantes de graduação universitária e do ensino médio, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado. Desta forma, visa contribuir para a formação científica de recursos humanos para a pesquisa ou qualquer outra atividade profissional.

PIBIT
O edital do PIBITI visa classificar projetos de pesquisa, a serem desenvolvidos no Ceará e na Bahia, e contemplar os classificados com bolsas de iniciação científica PIBITI/CNPq para estudantes. Os docentes interessados em inscrever-se devem submeter projetos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da Unilab , e anexar todas as documentações conforme edital.

Os proponentes deverão cadastrar um Plano de Trabalho diferente para cada aluno que venha a participar do projeto, como bolsista, descrevendo em detalhes as atividades a serem desenvolvidas no âmbito do projeto e de acordo com o cronograma de execução da pesquisa. Cada proponente poderá enviar apenas um projeto de pesquisa para o presente edital,  e cada proposta poderá conter até dois planos de trabalho individuais e distintos, que especifiquem todas as atividades a serem desenvolvidas pelos alunos. As bolsas terão vigência de até 12 meses. O resultado da seleção sai no dia 17 de agosto e o período para indicação de bolsistas, pelos orientadores, é de 24 a 31 de agosto. E o período de vigência da bolsa é de 1º de setembro deste ano até 31 de agosto de 2022.

O PIBITI é uma modalidade de bolsa, fomentada pelo CNPq, que tem como objetivo contribuir para a formação de recursos humanos –  e seu engajamento – em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Visa, ainda, a formação de recursos humanos que irão se dedicar ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas do País.

CONTEÚDO RELACIONADO