Unilab discute parceria envolvendo Brasil e Portugal nas áreas de ciência, tecnologia e inovação em saúde

Data de publicação  23/06/2021, 10:44

Na última segunda-feira (21), gestores(as) da Unilab participaram de reunião, a convite da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para apresentação do Laboratório Binacional Brasil-Portugal/União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, uma iniciativa de colaboração multilateral entre a Fiocruz, a Universidade de Aveiro (Portugal), a União Europeia e a CPLP e que conta com o apoio de mais de 60 organizações, órgãos públicos e empresas de 14 países. Entre as parcerias está o BrazilLAB, um hub de inovação que busca acelerar soluções e conectar empreendedores com o Poder Público.

Representaram a Unilab a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Artemisa Candé Monteiro; o diretor do Instituto de Ciências da Saúde, Thiago Moura; a diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Rosalina Semedo; o diretor do Instituto de Desenvolvimento Rural, Lucas Luz; o diretor do Instituto de Humanidades, Carlos Henrique Lopes; a diretora do Instituto de Linguagens e Literaturas, Léia Menezes; e a coordenadora do Centro de Estudos Interdisciplinares Africanos e das Diásporas, Vera Rodrigues. Participaram também os pesquisadores da Fiocruz Carlos Machado, José Cordeiro e Patrícia Way.

O Laboratório Binacional foi idealizado como mecanismo inovador de cooperação científica internacional, a fim de contribuir com a produção científica e tecnológica em saúde, atuar na captação de recursos para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) e integrar consórcios multilaterais e redes internacionais de ensino, pesquisa e inovação, envolvendo também a mobilidade acadêmica.

A partir dessa reunião, a Unilab encaminhará as tratativas para a celebração de um convênio específico.

Com informações do BrazilLab.