Mestrado em Estudos da Linguagem tem suas primeiras defesas de dissertação
O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLin) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) tem suas primeiras defesas de dissertação realizadas no final de julho e no início de agosto.
Com a pesquisa: “Fenômenos linguísticos variáveis em livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental”, a mestranda Munirah Lopes da Cruz realizou sua defesa de dissertação em 30 de julho. A pesquisa foi orientada pelo professor doutor Fábio Fernandes Torres, docente do Curso de Letras – Língua Portuguesa do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL) da Unilab e do Mestrado em Estudos da Linguagem do PPGLin/Unilab. O professor Fábio, que é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas das Variedades Lusófonas (Socioluso), foi o primeiro coordenador do PPGLin e responsável por sua implementação na Universidade, após aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A banca examinadora foi composta pelo professor orientador e pelas professoras doutoras Aluiza Alves de Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PoslA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e Hebe Macedo de Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará (UFC), ambas pesquisadoras com larga experiência de pesquisa na área da Sociolinguística variacionista.
Para a professora doutora Izabel Larissa Lucena Silva, atual Coordenadora do PPGLin/Unilab, as defesas marcam o início do processo de consolidação do Mestrado em Estudos da Linguagem junto à Capes e à comunidade acadêmico-científica nacional. Segundo a docente, embora a pandemia da Covid-19 tenha alterado drasticamente as atividades acadêmicas de ensino e pesquisa em todo o Brasil, as defesas ocorrem dentro dos prazos previstos pela Capes e pelo Regimento do Programa. Ademais, os trabalhos foram aprovados com entusiasmo pelos examinadores das bancas de defesa, o que tem relação com o trabalho sério e comprometido desenvolvido pelos professores que fazem parte do corpo docente do Programa.
No dia 06 de agosto, aconteceu, ainda, a defesa da dissertação intitulada “Estratégias de (Im)Polidez Linguística: Representações sobre o racismo em interações virtuais em blogs”, da mestranda Tatiana Martins da Silva. A pesquisa foi conduzida sob a orientação da professora Maria Leidiane Tavares Freitas (PPGLin/ILL/Unilab), atual Vice-Coordenadora do PPGLin, e foi avaliada pelo professor Júlio César Araújo do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela professora Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos, docente emérita do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Neste mesmo dia, no período da tarde, houve a defesa da dissertação intitulada “As Técnicas argumentativas constitutivas dos textos dissertativo-argumentativos de estudantes pré-universitários da Escola Profissional Adolfo Ferreira (Redenção/CE)”, da mestranda Jainy Kelly Sousa Ramos, desenvolvida sob a orientação do professor José Olavo da Silva Garantizado Júnior (PPGLin/ILL/Unilab), atual Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) da Unilab. A pesquisa foi avaliada pela professora doutora Cláudia Ramos Carioca (PPGLin/ILL/Unilab), Vice-Reitora da Unilab, e pelo professor doutor Ananias Agostinho da Silva da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Ainda no dia 06 de agosto, ocorreu a defesa da dissertação intitulada “Ethé de credibilidade e de identificação em discursos de posse presidencial no Brasil”, do mestrando Alisson Fernando Abreu de Sousa, desenvolvida sob orientação do professor Kennedy Cabral Nobre (PPGLin/ILL/Unilab), atual Vice-Diretor do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL) da Unilab. A banca examinadora da pesquisa foi formada pela professora doutora Maria Eduarda Gonçalves Peixoto, docente dos cursos de Especialização em Semiótica Aplicada e da graduação em Letras da Uece, pelo docente Argus Romero Abreu de Morais, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras e Teoria Literária e Crítica da Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e pela professora doutora Otávia Marques de Farias (PPGLin/ILL/Unilab), docente do Curso de Letras – Língua Portuguesa da Unilab.
Neste mesmo dia, à noite, para marcar o início das atividades letivas do semestre 2021.1 do Mestrado em Estudos da Linguagem (Mel/Unilab), a professora Maria Elias Soares, docente titular do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, proferiu a conferência “Questões de pesquisa na área da linguagem”.
Outras informações sobre o Programa estão disponíveis na página do PPGLin e no Instagram.
Sobre o MEL
O Mestrado em Estudos da Linguagem (Mel/Unilab) busca formar pesquisadores brasileiros e estrangeiros a partir de uma perspectiva intercultural e crítica no que se refere à Língua Portuguesa, buscando contribuir para a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para o desenvolvimento econômico e social desses países por meio da formação de pesquisadores-professores aptos a lidar com a pesquisa e o ensino em/da língua portuguesa em sua complexidade sócio-histórico-geográfica. A área de concentração do Programa é Linguagem e Integração, que abriga duas linhas de pesquisa: “Linguagem – diversidade e políticas linguísticas” e “Linguagem – práticas textuais-discursivas”.
O PPGLin foi criado com aprovação do Mestrado em Estudos da Linguagem na 183ª reunião da Capes, realizada de 20 a 22 de fevereiro de 2019. Iniciou suas atividades em 22 de julho de 2019.
Confira o primeiro Edital do PPGLin nº 01/2019.