Nesta quarta (25), teremos webinar sobre “Violência em Cabo Delgado e a Construção do Estado Moçambicano” da Associação dos Estudantes Moçambicanos

Data de publicação  13/08/2021, 10:56
A Associação dos Estudantes Moçambicanos na Unilab, promoverá seu primeiro webinar próximo dia 25 (quarta-feira), a partir das 16h (horário de Brasília), com transmissão pelo canal do Youtube AEMOZ, trazendo à discussão: “Violência em Cabo Delgado e a Construção do Estado Moçambicano”.

Entre os convidados, teremos: Liazzat Bonate, investigadora e professora de História na Universidade das Índias Ocidentais (UWI), Santo Agostinho em Trinidad e Tobago e o pesquisador e comentarista, Justo Naúva.

A ação busca colher sensibilidades de diferentes estudiosos sobre o fenômeno, sejam estes moçambicanos ou estrangeiros, de modo a debater e refletir sobre os diferentes desafios que a violência coloca ao país do ponto de vista político e de pesquisa. A participação dá direito à certificação junto à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

Participe! Inscreva-se no canal do Youtube AEMOZ.

Moçambique

Para os componentes da associação, Moçambique, um dos países parceiros da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), tem passado por momentos conturbados nos últimos anos. Estes momentos são caracterizados por uma escalada de violência no Norte do país, que vem desde 2017, como o ponto inicial do processo de escalação.

A província de Cabo Delgado, uma das mais pobres do país, sofre de uma guerra classificada como “terrorismo” e geralmente atribuída aos considerados extremistas islâmicos. Entretanto, o acontecimento parece ter encontrado as autoridades políticas e intelectuais aparentemente de surpresa sendo as causas, os rostos, a dinâmica ou a situação ainda desconhecido, porém, cada vez mais, por ajuda de vários estudiosos da matéria, revelando-se alguns indícios da sua natureza, dos seus rostos ou das suas causas.

Matéria relacionada: Independência de Moçambique na Unilab. Confira a programação do evento!