Seminário Unilab-UFBA de Relações Internacionais acontece de 8 a 12 de novembro

Data de publicação  16/08/2021, 09:13

Entre os dias 08 e 12 de novembro, o curso de Relações Internacionais da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizam conjuntamente a primeira edição do Seminário Unilab-UFBA de Relações Internacionais, com o tema “Desigualdades e Violências nas Relações Internacionais”. O objetivo geral do evento é discutir as múltiplas modalidades de violência e as variadas configurações da desigualdade que atravessam e conectam as diferentes escalas (local, regional e global) da política internacional e da economia política internacional. Discentes de graduação e de pós-graduação, exclusivamente da Unilab e da UFBA, podem submeter trabalhos referentes a suas pesquisas em andamento, para serem apresentados e debatidos durante o Seminário. O prazo de submissão de trabalhos é até o dia 3 de setembro.

O formato do evento compreende a realização de mesas-redondas e conferências com pesquisadores e membros da sociedade civil, além da realização de grupos de trabalho para apresentação de pesquisas em andamento e/ou finalizadas. As propostas podem ser de caráter teórico ou teórico-empírico e devem, necessariamente, interagir com um ou mais dos eixos abaixo:

• Eixo 1: discriminação e política internacional: as relações e tensões dos marcadores de raça, etnia, classe, gênero e/ou sexualidade nas relações internacionais;
  • Eixo 2: violência e capitalismo: os atores privados e públicos nas dinâmicas internacionais contemporâneas, incluindo questões como violação de direitos humanos, atuação de empresas transnacionais, mudanças climáticas, entre outras;
  • Eixo 3: cooperação internacional e suas várias escalas: a relevância do local, do regional, do interestatal e/ou do global, em diferentes áreas temáticas, para as dinâmicas da cooperação internacional, em relação a aspectos como regionalismo, integração regional, paradiplomacia, entre outros.

O evento será realizado inteiramente de modo virtual e a submissão das propostas deve ser feita pelo formulário disponibilizado neste link. A apresentação dos trabalhos se concentrará entre os dias 09 e 11 de novembro, na parte da manhã.

Regras para submissão

No ato da submissão, discentes de graduação devem enviar um documento em formato PDF, com: (a) título do trabalho; (b) resumo simples; e (c) indicação de um dos três eixos acima como prioritário. O resumo simples deve ter entre 250 a 300 palavras, contendo o tema geral da pesquisa, os principais conceitos que sustentam o trabalho e os principais resultados atingidos até o momento pela pesquisa. Em caso de aprovação, a(o) discente deverá enviar, conforme o cronograma definido abaixo, um resumo expandido, que tenha entre 750 e 900 palavras, contendo, de maneira mais aprofundada, os mesmos itens do resumo simples. Os discentes de graduação que queiram enviar, até o dia 20 de outubro, trabalhos completos, no lugar de resumos expandidos, poderão fazê-lo, observadas as orientações estipuladas para este tipo de trabalho.

Discentes de pós-graduação devem enviar um documento em formato PDF, com: (a) título do trabalho; (b) resumo simples; (c) resumo expandido; e (d) indicação de um dos três eixos acima como prioritário. O resumo simples deve ter entre 250 e 300 palavras e resumo expandido, entre 750 e 900 palavras. Ambos os resumos devem conter o tema geral da pesquisa; o marco teórico e os principais conceitos que sustentam o trabalho; e os principais resultados atingidos até o momento. Em caso de aprovação, a(o) discente deverá enviar, conforme o cronograma definido abaixo, o trabalho completo, com as seguintes especificações: de 10 a 15 laudas; fonte Times New Roman; tamanho da fonte 12; e espaço 1,5.

Prazo para submissão: até 03 de setembro de 2021, até às 23h59.

Divulgação dos resultados: até 16 de setembro de 2021, pelo e-mail seminariounilabufba.ri@gmail.com.

Prazo para envio do resumo expandido (no caso de discentes de graduação) e do trabalho completo (no caso de discentes de pós-graduação): até 20 de outubro de 2021, para o e-mail seminariounilabufba.ri@gmail.

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para seminariounilabufba.ri@gmail.com

Para obter mais informações, acesse a página do evento.

CONTEÚDO RELACIONADO