Nesta terça-feira (9), o tema:”Para uma Sociologia do império Otomano: a conquista da Constantinopla” será destaque pelo Projeto Debates Contemporâneos
Neste dia 9 (terça-feira), a partir das 18h, o debate promovido pelo Projeto de Extensão Debates Contemporâneos e a disciplina ‘Geopolítica do Poder’ do curso de licenciatura em Sociologia, vinculado ao Instituto de Humanidades da Unilab, focados na temática: “Para uma Sociologia do império Otomano: a conquista da Constantinopla“.
O evento será transmitido via plataforma do Google Meet, com organização e ministração do professor Sebastião André Lima, do Instituto de Humanidades (IH/Unilab).
Para participar, os interessados deverão enviar solicitação ao e-mail do coordenador, Sebastião André: (andrealvesdelima@unilab.edu.br).
Sobre a atividade
Busca analisar a formação de um dos primeiros impérios que surgiram na modernidade, o Império Otomano, que só entraria em colapso com o fim da I Guerra Mundial. Após derrubar um império que durou quase mil anos, o Império Bizantino, com a conquista de Constantinopla em 1453, os turcos otomanos definiram o poder e a geopolítica no Oriente Médio, norte da África e no mediterrâneo oriental até o século XX. Esta atividade analisará, começando com a conquista de Constantinopla, quais foram os fundamentos morais, espirituais, políticos, culturais e econômicos desse império, que é pouquíssimo estudado nas universidades brasileiras.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Abertas inscrições para minicurso sobre Estado, Neocolonialismo e Educação, evento que ocorre dia 29/06, às 13h30, no auditório de Auroras (CE)
- Projeto de extensão e curso de Sociologia promovem debate sobre origens da guerra na Ucrânia dia 08/03, às 15h
- Debate: “África – entre o neocolonialismo e a alienação”
- Projeto Debates Contemporâneos traz a formação das instituições de Estado no Brasil para discussão, nesta quarta-feira (14)
- Aula de abertura da disciplina “Geopolítica do Poder” aborda as origens do conflito no Oriente Médio