Sexta-feira (19) é o prazo final de inscrição para participar do projeto de pesquisa e de extensão do Núcleo Avançado de Tecnologias Analíticas (Nata)

Data de publicação  10/11/2021, 17:49

O Núcleo Avançado de Tecnologias Analíticas (Nata) lançou edital para seleção de discentes aos projetos de pesquisa Tecnologia social baseada no empreendedorismo feminino e sustentabilidade e de extensão EmpodeArt. As inscrições ocorrem via e-mail do Nata (nata.icen.unilab@gmail.com) com a documentação pedida no item 2.1 do edital, de acordo com o perfil desejado, no período de 00h00min de 11/11 a 23h59min de 19/11/2021.

O projeto de pesquisa Tecnologia social baseada no empreendedorismo feminino e sustentabilidade seleciona um discente voluntário (12h semanais com plano de trabalho cadastrado na PROPPG) e discentes colaboradores (sem plano de trabalho cadastrado, com 8h semanais de colaboração).

O projeto de extensão EmpodeArt está concorrendo à bolsa de extensão do programa Pibeac no Edital Proex, cujo resultado final ainda não foi divulgado. O projeto de extensão EmpodeArt poderá selecionar, entre os discentes participantes do edital Nata, o bolsista, caso tenha sido contemplado com bolsa Pibeac no Edital Proex.

Sobre os projetos

O projeto de pesquisa apresenta uma proposta de Tecnologia Social (TS) com objetivo de desenvolver, de forma articulada, duas perspectivas com significativa relevância social: responsabilidade ambiental e empoderamento feminino, e analisar os impactos da TS para o desenvolvimento e conscientização dessas duas ações. A articulação multidisciplinar com produção artística baseada em fundamentos tecnológicos, ambientais e sociais pode ser uma poderosa estratégia de elaboração de uma TS sustentável e de grande impacto social no contexto da região do Maciço de Baturité/CE.

Serão trabalhados a ressignificação do lixo pela reciclagem, uso e valorização dos conhecimentos técnicos e locais sobre a biodiversidade vegetal da região, estratégias de empreendedorismo e empoderamento feminino através do desenvolvimento do trabalho artístico a partir de uma perspectiva da sustentabilidade ambiental.

Já o projeto de extensão parte do princípio de que a universidade é um espaço em que se desenvolve um pensamento teórico-crítico de ideias, opiniões, posicionamentos, como também o encaminhamento de propostas e alternativas para a solução de problemas, admitindo-se que a universidade tem um papel importante para contribuir com questões relacionadas à violência e desigualdade de gênero.

Assim, o projeto de extensão EmpodeArt tem como objetivo trabalhar o empoderamento e o empreendedorismo das mulheres do Maciço de Baturité através da criação e valorização do artesanato como manifestação da cultura popular.

Matéria relacionada: Comunidade acadêmica da Unilab no Ceará enfrenta Covid-19 com ações de pesquisa, extensão e solidariedade