Docente da Unilab Jacqueline Costa foi uma das homenageadas em sessão alusiva ao dia da Consciência Negra

Data de publicação  17/12/2021, 17:35

A docente da Unilab Jacqueline Costa foi uma das homenageadas no dia 23 de novembro, em sessão solene alusiva ao dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A sessão foi realizada pela vereadora de Fortaleza (CE), Larissa Gaspar (PT).

O mandato homenageou pessoas que se destacam na luta contra o racismo em Fortaleza, entre elas estavam: professora Joelma Gentil, mestra em Educação Brasileira; professor Hilário Ferreira, mestre em História Social; Kim Lopes, coordenador Estadual do Movimento Negro Unificado (MNU); além da docente Jacqueline Costa, mestra em Educação e doutora em Sociologia, professora adjunta da Unilab/Ceará e Editora Dinâmica, que desenvolve materiais voltados para a educação, entre eles a Coleção Afro-Indígena.

A mesa foi composta ainda por Martir Silva, coordenadora estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

A professora Jacqueline Costa, ao longo de sua trajetória, vem se dedicando à luta do povo negro, ao ingresso de negras e negros na universidade e à pauta pela luta antirracistas. Ela nasceu no estado de Mato Grosso e é natural de Cáceres, município que faz fronteira com a Bolívia, a 220 km da capital Cuiabá. Docente adjunta da Unilab desde 2016, Costa relembra a luta que sua família travou para garantir estudos para ela e seus quatro irmãos, o que possibilitou a eles ingressarem no serviço público, via concurso público.

Hoje, com 46 anos de idade e 5 de Unilab, a professora Jacqueline Costa dedica sua vida à educação, à luta e à Unilab, projeto que promove o ingresso de estudantes oriundas (os) dos países da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa, africanas (os), quilombolas, indígenas, filhas (os) de agricultoras (os), LGBTQIA+, ciganos e refugiadas (os).

CONTEÚDO RELACIONADO