Equipe do Programa +Saúde Universidade divulga orientações e cuidados sobre a retomada de rotinas e interações sociais durante a pandemia

Data de publicação  20/12/2021, 17:14

O contexto pandêmico tem gerado necessidade de isolamento social, além de sensações desagradáveis, como estresse e ansiedade, o que exige modificações no cotidiano. As medidas de restrição de contato e de isolamento/distanciamento social, que foram mais rigorosas no momento inicial da pandemia, hoje já se encontram mais flexíveis. Assim, têm sido mais frequentes as demandas por interações sociais presenciais e pela retomada de rotinas presentes antes da pandemia. Nesse cenário, é importante fortalecer as capacidades de ressocialização com segurança. Esse material que segue, produzido pela equipe do Programa +Saúde Universidade da Unilab, inicia uma série de discussões sobre essa temática, a partir da promoção de orientações para a retomada de hábitos de vida saudáveis e adequados ao momento atual.

Orientações sobre retomada e manutenção de hábitos de autocuidado

Cuidar de si mesmo significa agir para proporcionar condições internas e externas para manter boas condições de saúde e promover o próprio bem-estar. O autocuidado envolve: realização de atividades de vida diária, lazer, descanso, alimentação, eliminações e interação social. A pandemia por COVID-19 gerou déficits de autocuidado em muitas pessoas e para evitá-los ou diminuí-los é importante retomar e organizar hábitos de vida favoráveis ao bem-estar, como:

]

Mais informações podem ser obtidas no site da Unilab, nestes links abaixo:

>Saúde do estudante nos campi do Ceará

>Saúde do estudante no campus dos Malês, na Bahia

CONTEÚDO RELACIONADO