SEPE – Campus Bahia

Serviços virtuais oferecidos pela SEPE em tempos de pandemia (campus Bahia)

Na Unilab -BA, os serviços de saúde aos(às) estudantes estão vinculados à Seção de Políticas Estudantis (SEPE).
Durante o período da pandemia, as atividades remotas realizadas pelo serviço de saúde se dão, principalmente, através do email saudemales@unilab.edu.br.
Algumas atividades desenvolvidas são:

– Orientações gerais sobre saúde;
– Avaliações dos pedidos de regime especial e orientações sobre os mesmos;
– Orientações sobre rede de assistência municipal.

Atendimentos Psicológicos Online

Um espaço de escuta e acolhimento visando oferecer atenção psicológica que auxilie na travessia da vida estudantil a quem sentir necessidade e recorrer ao serviço espontaneamente. O atendimento é conduzido por um psicólogo.

– Data de início: Caráter permanente

– Periodicidade: Por demanda

– Horário: 8h às 17h

– Local: Virtual (salas do google meet, preferencialmente)

– Formato de Inscrições para participação: Primeiro atendimento demandado pelo e-mail: satepsi.ba@unilab.edu.br– Público-alvo: discentes do Campus dos Malês

Segue abaixo, alguns serviços de saúde de São Francisco do Conde (essas informações foram extraídas do site da prefeitura):

Urgência e Emergência – Onde encontrar:

– Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima*
Endereço: Rua Rodolfo Tourinho, s/n, centro
Telefone: (71)3651-8553

*Os atendimentos de Urgência e Emergência estão mantidos para a população residente no Município. No espaço do ambulatório foram feitas adequações que permitem ao município atender aos pacientes suspeitos de COVID-19, com qualquer quadro clínico, inclusive os mais graves. Os atendimentos eletivos (ambulatório), foram suspensos, temporariamente, para evitar aglomerações.

Serviços eletivos – Onde encontrar

– Farmácia Básica
 Endereço: Rua Rodolfo Tourinho, s/n, centro 

Os atendimentos seguem em horário normal, das 8h às 16h. O usuário pode fazer a retirada da medicação com a receita, ainda que vencida.

– Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Enock Valentim Filho
O novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado no Gurugé/estrada do bairro de Campinas, está funcionando de segunda a sexta-feira em horário especial, das 08h às 14h30, em escala de plantão por medida de prevenção ao Coronavírus.

– Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM
Endereço: Avenida Santa Rita (Centro)

– Serviço de Fisioterapia Clínica – SFC
O Serviço de Fisioterapia Clínica funciona na Rua Raimundo Ribeiro – Centro e também atende no Complexo de Saúde do Caípe de Baixo.
O Serviço de Fisioterapia está funcionando de segunda a sexta-feira em horário especial, das 08h às 16h, em escala de plantão por medida de prevenção ao Coronavírus.
Os pacientes estão sendo agendados (01 paciente por horário) e todas as medidas de segurança e higiene estão sendo adotadas.

Estão sendo atendidos:

Pacientes que estão em período pós-operatório;
Pacientes acamados (em casa).

– 16 Unidades de Saúde da Família (nos bairros e distritos) 

– Saúde Bucal
As ações de saúde bucal são realizadas nas 16 Unidades de Saúde da Família do município na modalidade de urgência odontológica. São atendidas, por exemplo, dor de dente e acidentes domésticos com comprometimento dental, envolvendo crianças e adultos.


Os serviços de saúde aos(às) estudante estão vinculados à Seção de Políticas Estudantis -SEPE

1- Quais os atendimentos disponíveis na SEPE?

  • Dispomos de atendimento de enfermagem, médico e psicológico
  • Os atendimentos médicos são realizados por uma médica generalista. A Unilab não dispõe de médico especialista, sendo nesse caso encaminhado à rede de saúde do Município.

2- Como posso solicitar atendimento médico e de enfermagem

  • Durante o período da pandemia, as atividades remotas realizadas pelo serviço de saúde se dão, principalmente, através do e-mail: saudemales@unilab.edu.br
  • Atendimento Psicológico:

Agendamento para atendimento através do e-mail: satepsi.ba@unilab.edu.br              

Local de atendimento durante o período da pandemia: Virtual (salas do google meet, preferencialmente.

3- O que é necessário para receber atendimento de saúde na SEPE

  • Ser estudante da Unilab com vínculo ativo (matriculado), da graduação (presencial ou à distância) e pós-graduação. O serviço está disponível para estudantes nacionais e internacionais residentes no Brasil.
  • ATENÇÃO: Se seu caso for de URGÊNCIA ou EMERGÊNCIA recomendamos procurar as unidades de pronto-atendimento.
  • Os serviços de pronto atendimento podem ser consultados no link

4- O atendimento de saúde na Unilab é pago?

  • Os atendimentos de saúde prestados pela universidade, são gratuitos para todos os estudantes da Unilab, tendo brasileiros e internacionais os mesmos direitos de acesso.

5- A Unilab realiza exames?

  • A Unilab não realiza exames de nenhuma natureza. Quando necessário, o estudante é encaminhado a rede do município. Caso opte pela rede privada, o estudante é responsável pelos custos do exame.

6- A Unilab dispõe de ajuda financeira específica para tratamento de saúde dos estudantes?

  • Não. A Unilab não dispõe de ajuda financeira específica para tratamento de saúde dos estudantes.

*Dentre os auxílios existentes na universidade, tem-se a modalidade de auxílio emergencial que se destina a estudantes em situação de vulnerabilidade, o que inclui adoecimento. Mais informações

7 – O estudante da Unilab tem prioridade na rede de saúde do Município?

  • Não. O estudante da Unilab não tem prioridade no agendamento do Município.

8- A SEPE distribui medicação?

  • A SEPE não dispõe de medicação. Caso, após o atendimento pelo profissional de saúde seja indicado o uso de algum medicamento, o estudante pode procurar a farmácia da Secretaria de Saúde do Município de São Francisco Do Conde (quando a medicação está disponível na rede pública de saúde), ou nas farmácias da rede privada.
  • *Os custos de medicação adquiridos na rede privada de farmácia são de responsabilidade do estudante.

9- A SEPE encaminha o estudante para serviços de referência para complementar tratamento de saúde?

  • Sim. Quando o discente necessita de consulta com médico especialista, a médica da SEPE faz o encaminhamento por meio de ficha de referência para a rede de saúde do Município.
  •  A Secretária de Saúde do Município é que faz o agendamento do discente para a consulta. Esse agendamento é feito obedecendo uma lista de solicitação.

*Lembramos que a SEPE/Unilab não interfere nesse agendamento. É de responsabilidade e organização do Município.

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