Unilab Cast: confira o episódio de estreia!

Primeiro podcast oficial da Secom da Unilab estreia com o quadro

Data de publicação  13/01/2022, 11:33

No mês de janeiro de 2022, a Secretaria de Comunicação Institucional da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Secom/Unilab) executa um projeto antigo: a estreia do primeiro podcast  oficial da casa. O Unilab Cast é fruto da força conjunta dos profissionais da Secom nos campi do Ceará e da Bahia, e traz a proposta de falar sobre a universidade e a ciência que vem sendo produzida dentro dela através das experiências pessoais e acadêmicas dos(as) sujeitos(as) que constróem  a instituição, levando a informação para o público interno e externo. O  episódio piloto já se encontra disponível no Spotify.

Nessa experiência de estreia, o Unilab Cast inicia o quadro “Conhecendo a Unilab”, conversando, inicialmente, com representantes instituccionais: gestores e servidores no Ceará e na Bahia. Os primeiros entrevistados do programa são Roque Albuquerque, reitor da Unilab, Olavo Garantizado, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Artemisa Candé Monteiro, pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Mírian Sumica Reis, diretora do Campus dos Malês, Ione dos Santos, ex-servidora do Campus dos Malês (atualmente, transferida para outra Instituição de Ensino Superior) e Fábio Paulino, servidor TAE da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). As entrevistas, apesar de gravadas em outubro de 2021, conservam um certo caráter “atemporal”.

O primeiro episódio, apresentado por Rosana Braga Reis, servidora TAE do Ceará, e Weverton Dantas, bolsista do Campus dos Malês (BA), convoca todos os entrevistados a responderem uma pergunta simples: como você conheceu a Unilab? Através dessa questão, as trajetórias acadêmicas e profissionais vão se misturando à criação da Unilab, ao seu projeto de fundação, à proposta de internacionalização e interiorização da universidade e às suas linhas de pesquisa. Alguns conceitos básicos e de uso cotidiano na instituição (porém, muitas vezes, desconhecidos para o público externo) são explicados na narração, como, por exemplo, o que são as siglas PALOPS (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

A ficha técnica do Unilab Cast possui roteiro escrito por Sandra Akemi Narita (jornalista do Campus dos Malês) e Weverton Dantas; desenho de som, edição e identidade visual de Amanda Ingridy (servidora campus Ceará); produção de Rosana Braga Reis e divulgação por Suyane Spinosa (servidora campus Ceará).

No próximo episódio do Unilab Cast, a proposta é dar continuidade ao quadro “conhecendo a Unilab”, mas, desta feita, conversando sobre as trajetórias dos estudantes que compõem a universidade:  nacionais e internacionais, do Ceará e da Bahia, da graduação e da pós.

Tem alguma sugestão para melhorar o Unilab Cast, ou dicas para os próximos episódios? Envie um e-mail para audiovisual.secom@unilab.edu.br.

Também vale a pena escutar

Embora o Unilab Cast seja o primeiro podcast oficial da Secom da Unilab, outros programas mais antigas e de bastante relevância já vem sendo produzidos por membros da comunidade acadêmica, vinculados ou não a setores e projetos da Unilab, e podem ajudar a entender o contexto de nascimento, crescimento e produção científica da instituição ao longo dos seus 11 anos de existência.

É o caso, por exemplo, do Vozes da Unilab, existente desde 2017 como parte do projeto de extensão “Bota a fala: hip-hop, reconhecimento e paideia (educação) democrática”, do “Sob Minha Óptica”, da Unilab Student Chapter e do recente “Insight Podcast”, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em seu perfil de Instagram.

CONTEÚDO RELACIONADO