Debate: “Moçambique, expropriação e a questão energética em Cabo Delgado”

Data de publicação  20/01/2022, 11:13

O projeto de extensão “Cinelab: Cenários Internacionais e Geopolítica Contemporânea”, coordenado pelo professor Sebastião André Alves de Lima, promove na próxima terça-feira, 25 de janeiro, a partir das 18h, debate com o tema “Moçambique, expropriação e a questão energética em Cabo Delgado”. O evento será em formato remoto pela plataforma Google Meet; os(as) interessados(as) devem enviar e-mail para andrealvesdelima@unilab.edu.br declarando interesse.

O conflito no norte de Moçambique, na província de Cabo Delgado, em uma das regiões mais pobres de um país membro da CPLP, eclodiu no final de 2017, com o deslocamento de mais de 700 mil moçambicanos de suas terras, casas, povoados e aldeias, muitas inteiramente queimadas. A violência, o medo e a intolerância despontaram de forma intensa, em uma região rica em recursos energéticos, disputada por multinacionais. Em 2019 e 2020, os ataques aumentaram, conduzidos por grupos islâmicos que almejam implantar um califado na região. Quais os interesses desses grupos armados em Moçambique? Qual a relação do conflito com a expropriação das riquezas energéticas de Moçambique? Como atuam as multinacionais que operam na extração de riquezas minerais na região diante do conflito? São cúmplices? Quais respostas o Estado moçambicano têm dado para conter o conflito? São questões que serão discutidas.

O debate será mediado pelo coordenador do projeto e  contará com a participação de Eduardo Sala, e Imo Grácio Márcio, estudantes da Unilab.

CONTEÚDO RELACIONADO