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Terminam no dia 28/2 as inscrições no Programa Bolsa Permanência, para estudantes de graduação indígenas e quilombolas

Data de publicação  28/01/2022, 17:14
Postagem Atualizada há 3 anos
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A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) informa que, conforme orientações da gestão do Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o Programa Bolsa Permanência (PBP), através do site SISBP, não têm previsão de ser prorrogadas, encerrando-se na data prevista, 28/02/2022.  O Sistema do Programa Bolsa Permanência (SISPBP) é de responsabilidade do MEC, logo, a Unilab não se responsabiliza por instabilidades do mesmo.

Devido aos pontos facultativos dos dias 28/02 e 02/03 e o feriado de Carnaval 01/03, a documentação física dos estudantes que se inscreverem no sistema serão aceitas dia 03/03 das 9h às 11h e das 14h às 16h na Bahia e no Ceará. A Propae também solicita atenção aos
seguintes itens do edital n° 01/2022, publicados no site da Unilab:
 
  • ”  A documentação entregue impressa e anexada digitalizada no SISBP é de inteira responsabilidade do candidato”
  •  “Estudantes com documentos digitais e/ou impressos que estejam incompletos, ilegíveis, rasurados, sem assinaturas, não datados e não entregues terão suas inscrições indeferidas”
  • “Não serão aceitos documentos impressos após o encerramento do período de inscrições, o que acarretará em indeferimento do cadastro do candidato no SISPB;
A Propae também solicita atenção ao anexo do comprovante de Declaração da FUNAI e da Fundação Palmares.
 
PBP

O  Programa Bolsa Permanência (PBP) é voltado para o público-alvo formado por estudantes indígenas e quilombolas dos cursos de graduação presencial da Unilab. Em atendimento às exigências do processo seletivo, o/a estudante receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 900.  A distribuição de vagas disponíveis considerará o quantitativo de alunos matriculados e o quantitativo de alunos cadastrados no programa, por IFES, no término do exercício anterior.

  • Confira aqui o edital nº 01/2022/Propae/Unilab – Inscrições Programa bolsa permanência – estudantes indígenas e quilombolas dos cursos de graduação presencial da Unilab.
  • Confira aqui o aditivo que altera o dia/horário para entrega da documentação impressa.

Para realizar a inscrição o/a estudante deve acessar o site do Ministério da Educação http://permanencia.mec.gov.br e ler o Manual de Gestão do Programa http://permanencia.mec.gov.br/docs/manual.pdf . Em seguida, deve entrar no Sistema de Gerenciamento de Bolsas http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso e criar senha para solicitar acesso ao site. Caso o estudante tenho dificuldade de acessar o sistema, segue Manual do Sistema do PBP para mais informações: http://sisbp.mec.gov.br/docs/manual_sisbp.pdf.

Após criar senha para solicitar o acesso no sistema, o/a estudante deverá preencher completamente o questionário sócio econômico e cultural e anexar nos campos especificados no sistema a documentação exigida, conforme edital. No preenchimento do questionário sócio econômico e cultural no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISPB), o/a estudante não pode esquecer de marcar a etnia a que pertence e ter cuidado na escolha da agência bancária, na qual deseja receber a primeira parcela da bolsa, que deve ser, preferencialmente, uma agência de fácil acesso.

A estudante indígena e quilombola que estiver com status no sistema do Programa Bolsa Permanência – “bolsa autorizada” não poderá acumular com os Auxílios do PAES, devendo comparecer à sala da Coest para solicitar seu desligamento do Programa, logo que autorizada e gerada a primeira parcela para pagamento.

Confira o calendário de inscrições e demais etapas:

                       ATIVIDADE

                                   PERÍODO

Reunião virtual com estudantes de orientação sobre os procedimentos de inscrição

03 de fev ( quinta-feira ) 10:00 – 11:30

Link da videochamada: https://meet.google.com/vaw-xxhw-tgz

Período de inscrição/cadastro e anexação da documentação exigida via SISBP 24 de janeiro de 2022 a 28 de fevereiro de 2022
Período e local de entrega da documentação impressa

Ceará: Sala da COEST, Campus Liberdade – Redenção-CE, de segunda a sexta-feira, de 9h -11h30 e 13h -16h30.

BAHIA: Sala 10 (Campus dos Malês – SFC/BA), apenas nos dias terças e quintas-feiras, de 9h – 11h30 e 13h -16h30.

Período de análise da documentação comprobatória e autorização do cadastro discente no SISBP 24 de janeiro de 2022 a 31 de março de 2022.
Envio de Documentação complementar (ITEM 7.1) 28 de fevereiro a 07 de março de 2022
Divulgação do resultado final

31 DE MARÇO DE 2022

 

 

 

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