Proppg/Unilab divulga Programa Clusters Econômicos de Inovação. Inscreva-se já!
A Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT) e a Divisão de Empreendedorismo e Incubação de Empresas (DEI), vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg/Unilab), divulgam a live, que acontecerá nesta quinta-feira (26), para detalhar informações e tirar dúvidas sobre o processo de seleção de projetos de empreendimentos inovadores do Programa Clusters Econômicos de Inovação.
O Programa Clusters Econômicos de Inovação está com inscrições abertas para seleção de projetos de empreendimento inovador. Consulte informações no site do Governo do Ceará.
A live ocorrerá por meio da plataforma Google Meets (https://meet.google.com/iwg-jebk-ogw?hs=224), às 17h30, com ministração do professor Fabiano Rocha, docente do IFCE e Embaixador do Programa Corredores Digitais – Região Maciço de Baturité e detalhará processo de seleção.
O edital, que foi lançado pelo Governo do Estado do Ceará e selecionará projetos de empreendimentos inovadores que visam solucionar problemas de determinados setores em regiões de planejamento do estado.
Os interessados deverão inscrever seus projetos exclusivamente pela Internet, utilizando o formulário eletrônico disponível no site: http://www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais. Por um ano, até 48 projetos de startups serão apoiados.
Sobre o programa
O programa será uma oportunidade de desenvolvimento de negócio e de bolsa de pesquisa. As inscrições se encontram abertas até o dia 12 de junho para discentes, docentes, profissionais e comunidade em geral. Antes de se inscrever, o primeiro passo é pesquisar sobre os problemas levantados junto aos setores econômicos de cada região. A partir disso, devem ser formadas equipes de 2 a 5 pessoas para propor soluções. Serão até 180 bolsas para todo o Estado.
Pesquisadores Regionais do Maciço de Baturité estarão à disposição para acompanhar, coordenar e supervisionar as soluções propostas, antes mesmo da inscrição no edital.
Segue a lista dos Pesquisadores Regionais do Programa:
1) Cluster Agronegócios: Profa. Andréia Rodrigues – Problema a ser resolvido: Baixa produtividade e rentabilidade do café ecológico da região.
2) Cluster Educação: Profa. Fabiana Lima – Problema a ser resolvido: (i) Agravamento da deficiência em leitura por alunos do ensino fundamental e médio após pandemia da Covid 19. e (ii) As instituições de ensino não utilizam de ferramentas tecnológicas como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como forma de criação de um novo ambiente de aprendizagem.
3) Cluster Turismo: Prof. Fabiano Rocha – Problema a ser resolvido: Subaproveitamento do potencial turístico das 13 cidades do Maciço de Baturité.
Prof. Temilson Costa – Problema a ser resolvido: Falta de informações centralizadas sobre demanda, potencialidades e atrativos turísticos na região do Maciço de Baturité, impedindo o planejamento e reduzindo a competitividade no setor.
Para saber mais informações sobre o edital acesse a página https://corredoresdigitais.info/editais/
(EDITAL No 01/2022 Programa Clusters de Inovação + Corredores Digitais – Bora Transformar).
CONTEÚDO RELACIONADO
- Até 06/08, abertas inscrições na seleção de bolsistas para Ações de Capacitação de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo
- Proppg lança editais de concessão de bolsas a docentes, taes e discentes nos projetos Previne Brasil e Saúde Mental
- Equidade foi tema de encontro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação dentro do projeto de internacionalização acadêmica da Unilab
- Hoje (segunda-feira, 31) é o último dia para você (#unilabiano) participar do estudo IES Empreendedoras 2023. Colabore com a Unilab!
- Unilab/Incra oferta bolsas para ações voltadas para o fortalecimento e a sustentabilidade da agricultura familiar