Inovação e empreendedorismo: PROPPG tem reunião com Fiec e prepara mentoria
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação participou de agenda institucional na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) para alinhamento de ações estratégicas de inovação e empreendedorismo na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A reunião, realizada no último 23 de maio, contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Olavo Garantizado, e de Priscila Caracas (Masterplan), pela Fiec.
Foram debatidas ações para iniciar a construção do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo na Unilab. Olavo Garantizado frisou que nos últimos dois anos a universidade avançou na participação do ecossistema de inovação do Estado do Ceará. “Nos últimos meses, buscamos criar subsídios jurídicos, mapeamos potenciais agentes de inovação, criamos cursos e formações focadas no empreendedorismo”, apontou, acrescentando que são estratégias cruciais ao desenvolvimento do ambiente inovador institucional.
Mentoria para atividades de empreendedorismo na Unilab
A PROPPG iniciou um conjunto de atividades que objetivam ter as primeiras incubações de empresas de base tecnológica na Unilab em até 18 meses. Parte das ações é a criação de mentorias para empreendedorismo na universidade.
Nesse sentido, a pró-reitoria tem dialogado com professores, estudantes e técnico-administrativos em Educação para a formação de mentorias especializadas, capazes de gerar a criação de ideias inovadoras e empreendedoras.
O pró-reitor, Olavo Garantizado, destaca a importância de conversar com a comunidade acadêmica para entender o perfil dos agentes de inovação na universidade. “Temos um potencial gigantesco que necessita urgentemente ser utilizado”, afirmou.
Para o reitor da Unilab, Roque Albuquerque, a PROPPG tem o papel de criar alternativas viáveis para que as ideias inovadoras sejam potenciais empresas de base tecnológica. “É um caminho bastante desafiador que necessita de muito planejamento, paciência e entusiasmo para que os objetivos sejam alcançados”, disse.
Em complemento, a vice-reitora, Cláudia Carioca, sublinhou a necessidade de possibilitar que a comunidade unilabiana seja capaz de oferecer soluções para os principais problemas da sociedade “a partir da formação de estudantes com perfil empreendedor, o que potencializará o desenvolvimento regional e a geração de emprego e renda”.
O Gerente da Divisão de Empreendedorismo e Incubação de empresas (DEI), Olímpio, destacou que as mentorias abrangerão também questões jurídicas que envolvem a formação e acompanhamento de uma empresa.
Quer participar das reuniões com a comunidade acadêmica sobre o desenvolvimento dos programas institucionais de inovação e empreendedorismo e/ou conhecer as ações?
Mande e-mail para proppg@unilab.edu.br.