Livro “Comida com gosto de política: alimentação e integração internacional numa nova diáspora africana” será lançado nos dias 22 e 23 de junho, no campus dos Palmares

Data de publicação  08/06/2022, 09:47

O livro Comida com gosto de política: alimentação e integração internacional numa nova diáspora africana será lançado nos dias 22 e 23 de junho, em evento presencial no campus dos Palmares da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Acarape/CE. A obra é resultado de pesquisa institucional realizada pelo docente do Bacharelado em Antropologia da Unilab, Patrício Carneiro Araújo, em colaboração com os estudantes Gabriel Freitas de Sousa (História), Dime Gomes Có (Antropologia), Jean da Silva Empalá (Sociologia) e Ivina Beserra (Ciências Biológicas), membros do “Tierno Bokar: núcleo de pesquisas e estudos sobre o fenômeno religioso” (Unilab/CNPq). O evento é aberto a toda comunidade acadêmica e externa.

O livro Comida com gosto de política: alimentação e integração internacional numa nova diáspora africana é resultado de uma pesquisa institucional realizada junto à população africana ligada à Unilab, com sede na cidade de Redenção, localizada na região do Maciço de Baturité, no estado do Ceará. Desenvolvida entre 2019 e 2021, a pesquisa teve como objetivo verificar se a política alimentar adotada pela Unilab tem sido eficaz no propósito de integração internacional, assumido pela universidade desde a sua fundação e que reaparece na maioria dos seus documentos oficiais, como no seu Estatuto.

A obra é o resultado de uma pesquisa que revela muito mais do que os meandros, potencialidades e limitações de uma política alimentar localizada. Assim como a pesquisa o fez, o livro também demonstra que essa nova diáspora africana, possibilitada pela instalação de uma universidade internacional no Brasil, ensejou profundas transformações nas práticas alimentares locais, interferindo no comércio local de alimentos e ensejando o surgimento de uma comunidade islâmica que demanda uma política alimentar complexa, além de dar origem a verdadeiros circuitos alimentares que, longe de serem apenas locais, também se revelam regionais, nacionais e transnacionais.

Programação do lançamento do livro:

Dia 22/06/2022 (Quarta-Feira) – Pátio da Unidade Acadêmica dos Palmares 2

Mesa Institucional (19h às 19h30)

– Profa. Dra. Artemisa Odila Cande Monteiro (Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais/Unilab)
– Profa. Dra. Denise Ferreira da Costa Cruz (Coordenadora do Bacharelado em Antropologia/Unilab)
– Prof. Dr. Patrício Carneiro Araújo (“Tierno Bokar: núcleo de pesquisas estudos sobre o fenômeno religioso” – Unilab/CNPq)
– Margarida Lima de Moura Nascimento – Megg Lima (Estudante de Antropologia, Representante da Comissão Gestora do Centro Acadêmico de Antropologia, artista e produtora cultural).

Mesa de lançamento (19h30 às 21h30)

– Prof. Dr. Patrício Carneiro Araújo (Responsável pela pesquisa e organizador do livro -Tierno Bokar/Unilab).
– Gabriel Freitas de Sousa Karão-Jaguaribara (Mestrando/Unilab – Co-autor)
– Ivina Beserra (Graduando/Unilab – Co-autora)
– Profa. Ms. Peti Mama (Unilab/UFPA)
– Margarida Lima de Moura Nascimento – Megg Lima (Estudante de Antropologia, Representante da Comissão Gestora do Centro Acadêmico de Antropologia, artista e produtora cultural).

Dia 23/06/2022 (Quinta-Feira) – Mesa de discussão e proposição – Pátio da Unidade Acadêmica dos Palmares 2

Pensando o R.U. na e da Unilab (19h às 21h30)

– Profa. Dra. Artemisa Odila Cande Monteiro (Pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais/Unilab)
– Profa. Dra. Rosalina Semedo de Andrade Tavares (Pró-reitora de Graduação/Unilab)
– Prof. Dr. Patrício Carneiro Araújo (Responsável pela pesquisa e organizador do livro –Tierno Bokar/Unilab)
– Profa. Ms. Peti Mama (Unilab/UFPA)
– Afonso Fortunato (Representante da Comissão Gestora do Centro Acadêmico de Sociologia, angolano, gestor de eventos culturais)

*Durante o evento serão sorteados exemplares do livro entre os presentes.

CONTEÚDO RELACIONADO