IV Mostra de Práticas Agrícolas da Unilab: uma edição de homenagens, aprendizagens e ações

Data de publicação  11/07/2022, 15:34

Durante três dias, de 6 a 8 de julho, a equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/Unilab) e seus estudantes de graduação tiveram momentos de grande emoção, principalmente na abertura da IV Mostra de Práticas Agrícolas, realizada no Campus das Auroras, em Redenção/CE.

Na ocasião, foram homenageadas duas professoras que fizeram parte do quadro de docentes da Unilab e que muito contribuíram para o destaque dos cursos e disciplinas do IDR: a professora Maria Gorete Flores Salles (in memoriam) e a professora Aiala Vieira Amorim, que despediu-se do quadro da instituição.

A mesa de abertura foi composta pelo diretor do IDR, Lucas da Luz, a coordenadora da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), Clébia Silva, as professoras Ana Carolina Correia e Daniela Queiroz, coordenador do curso de Agronomia, professor Silas Gomes, além da presença do esposo da professora Gorete, Reginaldo Rodrigues.

Equipe do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDR/Unilab)

Às docentes homenageadas na cerimônia foram entregues arranjos de flores e presente: Letícia de Oliveira e Raimundo Gleidson – estudantes da professora Aiala Amorim e Francisco de Assis – egresso da Unilab, ex-aluno da professora e veterinária Gorete, fez a entrega simbólica ao esposo da professora.

Homenagens às professoras do IDR: Aiala Amorim (desligamento) e Gorete Salles (in memoriam)

No breve momento, foi lida uma carta produzida por estudantes e professores, com palavras de apreço: “Gratidão e Luz”, adjetivos especiais – como forma de expressar o respeito, a gratidão e enaltecer o período de atividades e ações exercidas à comunidade da Unilab pela professora Gorete Salles, além de ser realizada uma prece. Para o professor  e diretor do IDR, Lucas da Luz, o momento foi para “juntos em um só pensamento, uma só sintonia, ser de acolhimento e gratidão. Um momento que fique registrado em nossos corações. Que ela (Gorete) receba um pouco de nossa energia, amor e vibrações”, destacou Lucas.

Leitura da carta de homenagem à profa Gorete (in memoriam) pelo diretor do IDR, Lucas da Luz

A realização de mais uma edição da Mostra de Práticas Agrícolas da Unilab, segundo a Ana Carolina, busca apresentar à comunidade unilabiana as ações desenvolvidas pelas práticas, além do entendimento sobre as disciplinas, às quais buscam a promoção e integração do ensino, pesquisa e extensão. “Que os nossos estudantes de Agronomia possam ter essa vivência prática (do que espera a vida profissional) ao longo do curso”, declarou  a professora do IDR – das disciplinas de Práticas Agrícolas e Agroecologia, do curso de Agronomia e das Práticas Integradoras do curso de Engenharia de Alimentos.

Palestra “Práticas Agrícolas: um caminho para Ensino, Pesquisa e
Extensão”, com Ana Carolina, profa. do IDR/Unilab

Práticas Agrícolas da Unilab

Práticas Agrícolas são disciplinas sequenciais, que ocorrem ao longo de todo o curso de Agronomia, do IDR. De contexto interdisciplinar, são formuladas com base em metodologias ativas de ensino e são ministradas por docentes de formações diversas, para proporcionar uma capacitação mais holística ao futuro profissional da Agronomia. Uma vez que são desenvolvidas em campo, junto às comunidades, as Práticas Agrícolas promovem as atividades de extensão, em diálogo com os agricultores e em cumprimento à função socializadora da Universidade.

Atividades desenvolvidas na Fazenda Experimental Piroás (FEP/Unilab), distrito de Barra Nova/CE

São seis disciplinas sequenciais e obrigatórias que proporcionam vivências, ao longo do curso, com atividade profissional. Prática I – Formação do agrônomo (visitas à empreendimentos; comunidades rurais, cooperativas); Prática II e III – Atividades na Fazenda Experimental Piroás – FEP/Unilab (formação direta no campo com acompanhamento do ciclo de produção, diversas culturas; trinam técnicas de produção agroecológica);

Oficina de Kokedama – Prática Agrícola V

A Prática VI – ligados aos circuitos de comercialização; atividades paragícolas (artesanato, beneficiamento de alimentos; comercialização, conhecimento das organizações agrícolas, etc.); Prática V (vídeo da oficina de Kokedama) e Prática VI – disciplinas de vivências junto ao agricultor as atividades diárias).

A programação foi repleta de atividades com: palestras, minicursos, oficinas, exposições e presença das comunidades. Nesta edição, a Mostra firmou parcerias com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e a Prefeitura de Capistrano/CE.

Siga o canal do IDR no Instagram!

Matérias relacionadas: A IV Mostra de Práticas Agrícolas, com o tema “Unilab na comunidade”, acontece nos dias 6 a 8 de julho, no campus das Auroras (CE)Egressas do curso de Agronomia realizam trabalho de produção orgânica e agroecológica no município de Capistrano