Unilab faz homenagem a Nelson Mandela, líder sul-africano do movimento contra o Apartheid, nesta segunda-feira (18)

Data de publicação  15/07/2022, 12:08
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), unidades do Ceará e da Bahia, convida a comunidade acadêmica, movimentos sociais e setores público e privado a participarem da homenagem a Nelson Mandela (104 anos após o seu nascimento), “Mandela Day 2022: Apartheid e Racismo – crime contra a humanidade”, nesta segunda-feira (18), das 19h às 21h, no campus da Liberdade – Redenção/CE.

O evento compõe a prévia do Festival Mandela Day: Multicultural e Multidisciplinar, que foi adiado para o final do ano de 2022.

A homenagem faz referência ao aniversário do líder sul-africano, morto em 2013, aos 95 anos de idade. Símbolo da luta contra o Apartheid – regime de segregação racial que separava brancos e negros na África do Sul. O Dia Internacional Nelson Mandela – Mandela Day (18 de julho), foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, em reconhecimento à contribuição do sul-africano para a cultura da paz e da liberdade e também como um chamado global à ação e ao protagonismo. Além de fazer referência à proteção dos direitos humanos, a igualdade entre as raças e etnias, e, a resolução dos conflitos entre povos e a integridade da humanidade.

A luta contra o apartheid com caráter político e humanitário teve e tem ressonância em todo o mundo, em especial, nos lugares onde o racismo e a discriminação racial tornam-se impedimento para que as pessoas não brancas vivam a cidadania plena. Considerando a intensidade da segregação racial no Brasil, podemos dizer que vivemos um apartheid à brasileira.

O evento é realizado pela Unilab, a partir da idealização do Grupo de estudo, pesquisa e extensão sobre políticas públicas raça/etnia, gênero, desenvolvimento e territorialidade (Amandla), que desenvolve o projeto: “Mandela Day: Festival Multicultural e Multidisciplinar”.

Confira a Programação:

Dia 18 – das 19h às 21h – campus da Liberdade – Redenção/CE

– Saudações da Reitoria com Claudia Carioca – professora e vice-Reitora da Unilab;

– Apresentação do Podcast – “Mandelando a vida” com a professora Matilde Ribeiro – doutora em Serviço Social e título de Doutora Honoris Causa pela Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC).

– Palestra sobre a “Importância de Nelson Mandela na luta contra o Apartheid e o Racismo” com a participação:

• Artemisa Monteiro, professora e Pró-Reitora de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer); Rosalina Tavares, professora e Pró-Reitora de Graduação (Prograd) e Segone Cossa, professor e Pró-Reitor de Extensão, Arte e Cultura (Proex).
  • Mediação de: Tiago Freitas (integrante do grupo Amandla; estudante do curso de Pedagogia da Unilab/CE e mestrando em educação pela Universidade Federal do Ceará; da professora e vice-coordenadora do Grupo Amandla, Joana D’Arc Sousa Lima e da convidada Marilda Oliveira Lemos, doutora em Serviço Social e integrante do grupo Amandla.

– Apresentação do Projeto “Mandela Day – Festival Multicultural e Multidisciplinar (Amandla)” com as professoras: Matilde Ribeiro (Unilab Ceará) e Mirian Reis (Unilab Bahia).

Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO