Portaria vincula o Observatório da Vida Estudantil ao Gabinete da Propae

Data de publicação  23/07/2022, 11:34

O Observatório da Vida Estudantil (Observe/Unilab) passou por uma reestruturação interna na Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), de acordo com a Portaria Reitoria/Unilab N°544, de 20 de Julho de 2022. Agora é seção diretamente ligada ao Gabinete da Propae, deixando de estar vinculada a Coordenação de Assuntos Estudantis (Coest), a qual esteve ligada desde a Portaria N° 503, de 30 de novembro de 2020. Essa Portaria N° 503 foi revogada no ato da publicação da Portaria N°544.

Desde 2016, O Observe vem realizando suas ações com empenho das equipes anteriores e, nesse momento da sua história, o Observatório torna-se institucionalmente uma seção ligada ao gabinete da Propae. Quanto à gerência da Seção Observatório da Vida Estudantil (Observe/Unilab), é definido no Artigo 6° da Portaria N°544, que será gerenciado por Chefe da Seção e será composto por um) servidor técnico-administrativo em Educação no Ceará, por um servidor técnico-administrativo em Educação na Bahia, e pelos estagiários/bolsistas com atuação na Unidade Administrativa.

A professora Fátima Bertini assumirá a chefia da Seção Observatório da Vida Estudantil. Segundo Bertini, essa fase traz muitas mudanças e novos desafios. “ O intuito da chefia do setor é continuar firmando o compromisso e a responsabilidade do propósito de conhecer, compreender e acompanhar a vida do estudante brasileiro e internacional na Unilab. Isso se fará com persistência, amor, organização, estratégias, ações e resultados”, destaca Bertini.

Ela ressalta ainda que “o empenho se fará no sentido da melhoria da qualidade de vida dos estudantes e da qualidade da permanência estudantil. Além de auxiliar com as pesquisas os órgãos internos que lidam com o mundo acadêmico, analisando impactos, descobrindo demandas e gerando dados de monitoramento para as políticas estudantis da PROPAE e da Unilab em geral”.

Professora Fátima Bertini assume a chefia da Seção Observatório da Vida Estudantil

O Observe/Unilab, no âmbito da Propae, visou, desde o seu início, conhecer a vida estudantil para produzir referenciais de pesquisa e resultados de análises, a fim de assessorar, implementar e aperfeiçoar a Política de Assistência Estudantil, em meio ao monitoramento, avaliação, criação de mecanismos de participação estudantil e controle social.

O Observatório continua a ser um espaço de desenvolvimento de pesquisas nas quais os próprios estudantes poderão se sentir parte e ativos nas pesquisas e no diálogo para o aperfeiçoamento das políticas estudantis.

O objetivo de compreender a dinâmica estudantil e o monitoramento da Política estudantil confere ao Observe um papel importante para a própria universidade dá-se conta de seus processos internos e, assim, criar mecanismos de intervenção e ação mais condizentes às demandas dos estudantes e ao processo de permanência ao longo da trajetória estudantil.

Deste modo, de acordo com a instituição do Observe/Unilab, o conhecimento e o acompanhamento dos estudantes na vida estudantil são os objetivos principais do Observatório e possuem uma relação direta para a eficácia das Políticas Estudantis e para a eficiência do processo de permanência.

No Art. 5° da Portaria Nº 544, são definidos os eixos temáticos que norteiam as atividades desenvolvidas pelo Observe, a saber:

I. Participação e Controle Social;

II. A condição de estudante e as dinâmicas da vida universitária;

III. Trajetórias estudantis a partir de marcadores sociais de diferenças e de vulnerabilidades;

IV. Processos de Internacionalização e Interiorização;

V. Integração sociocultural na vida acadêmica;

VI. Direitos Humanos e permanência estudantil;

VII. Gestão, monitoramento e avaliação de políticas estudantis.

Também, nesse processo de mudança, o Observe modificada o seu Logo, indicando um lugar além do monitoramento das Políticas Estudantis, da proposição de Programas e Projetos, da agregação, do acompanhamento dos estudantes, da acolhida; sobretudo, um lugar do conhecimento, de estudos e de pesquisas acerca da vida estudantil, inspirado em um símbolo africano do conhecimento.