Julho das Pretas traz a VI edição “Das Pretas na Unilab” e lançamento do livro “Mulheres Negras em Movimento” – de 26 a 28 de julho

Data de publicação  25/07/2022, 09:24

O mês de julho é tradicionalmente realizado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) o momento “Julho das Pretas”, protagonizado pelo projeto de pesquisa e de extensão “Escritas do Corpo Feminino”.

E, em especial, dia 25 de julho – homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha será a abertura da programação da VI edição “Das Pretas na Unilab”, com a temática: “Preta você me inspira: Escreviver e Resistir” – dando continuidade aos passos de Teresa de Benguela, de forma presencial, a partir das 18h30, no auditório do campus da Liberdade, Redenção/CE.

Nos dias 26 e 27, os encontros serão virtuais, com transmissão no YouTube, Facebook e no Instagram, nos endereços: Instagram (@leliagonzalezpresente) / Youtube (Sobre o Corpo Feminino – Unilab) e Facebook: (Somos Carolina).

O evento é uma parceria dos Projetos Escritas do Corpo Feminino, Lélia Gonzalez, Presente! e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Além do apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL/Unilab).

Conforme a comissão organizadora, será concedido certificação ao participantes com 70% de frequência.

Homenagem

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher da Mulher Negra Latinoamericana e caribenha, comemorado na data 25 de julho, quando também é celebrado o Dia Tereza de Benguela e Dia Nacional das Mulheres Negras, o Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e indígenas (Neaabi) da Unilab também presta homenagem e celebra a luta de cada uma de todas as mulheres negras.

No dia 28 (quinta-feira), às 16h – de forma presencial, no Auditório do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde – BA, e simultaneamente com transmissão pela internet, acontecerá a atividade de acolhimento para os novos associadas ao Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e indígenas (Neaabi) da Unilab.

Na oportunidade, será o lançamento do Livro “Mulheres Negras em Movimento”, com autoria da professora Matilde Ribeiro. Além da realização da atividade de roda de conversa para compartilhar reflexões e experiências a respeito da temática do livro. Entre as convidadas, a professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Ana Cláudia Pacheco, das professoras do IHL/Malês/Unilab, Claudilene Silva e Cristiane Santos Souza (mediadora).

Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO