“Mulheres Negras em Movimentos”: 5ª edição do evento “As Pretas na Unilab” homenageia a professora Matilde Ribeiro
Evento ocorre em referência ao 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Afro-latino-americana e caribenha, e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
De 22 a 23 de julho (quinta e sexta-feira), em formato virtual e com transmissão pelo canal do YouTube “Sobre o Corpo Feminino”, acontece o V “As Pretas na Unilab – Encontro de Mulheres Afrolatino-americanas, Caribenhas e Africanas”. O evento é organizado pelo grupo “Sobre o Corpo Feminino – Literaturas africanas e afro-brasileiras”, vinculado à Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex/Unilab) e à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG/Unilab) sob coordenação da professora Luana Antunes Costa (Instituto de Linguagens e Literaturas – ILL). Toda a programação será acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a organização garantirá certificados para participantes com frequência em pelo menos 70% das atividades.
O tema desta edição, “Mulheres Negras em Movimentos”, conclama a memória e a presença de mulheres negras em espaços públicos e privados – em suas casas, bairros, cidades, universidades, escolas; nas estruturas da política pública institucional, em plurais territórios de manutenção da vida e de agência política. A escolha do título dialoga com a obra “Mulheres em Movimento”, da filósofa, escritora e ativista Sueli Carneiro, fundadora e atual diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra.
O tema aponta, também, para a proposta lançada nacionalmente pela 9ª edição do “Julho das Pretas”, organizado pela organização Odara – Instituto da Mulher Negra (BA): “Para o Brasil genocida, mulheres negras apontam a solução”. A questão discute a necessidade de refletir e agir acerca de questões antigas no país, como o genocídio da população negra, e também chama atenção para questões de saúde pública, agravadas mais recentemente pela pandemia de Covid-19.
Homenagem a Matilde Ribeiro
A quinta edição do As Pretas na Unilab escolhe homenagear Matilde Ribeiro. Além de estar atualmente como docente da Unilab, vinculada ao Instituto de Humanidades (IH) e ao colegiado do curso de Pedagogia da instituição, Matilde Ribeiro é assistente social, militante política e gestora pública. Dentre os muitos cargos ocupados, destaca-se o de Ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial entre os anos de 2003 e 2008.
Neste ano, a professora também foi homenageada pela Universidade Federal do ABC (UFABC) com o título de Doutora Honoris Causa.
A professora Luana Antunes Costa declara que, para a Unilab, é uma honra ter Matilde Ribeiro entre seus membros. “Matilde é uma base do movimento negro no Brasil (…) é uma teórica, é uma pedagoga que tem todo um trabalho voltado para as relações étnico raciais. (…) Nós – pesquisadoras desse grupo – estranhamos o fato de a Unilab não ter se mobilizado ainda para homenageá-la”, enfatiza.
Programação
22 de julho | 14h às 21h
14h | Abertura – Institucional
Profa. Dra. Luana Antunes Costa (ILL)
Profa. Dra. Profa. Dra. Léia Menezes (ILL),
Profa. Dra. Rosangela Ribeiro (SEPIR),
Profa. Dra. Eliane Costa (NEABI/UNILAB)
*Apresentação de Vídeo-performance – Pesquisadoras do GP “Sobre o corpo feminino – Literaturas Africanas e Afro-brasileira” (UNILAB/CE)
14h30 | Conferência: “Mulheres negras: uma trajetória de criatividade, determinação e organização”
Profa. Dra. Matilde Ribeiro (IH).
Mediação: Profa. Dra. Vera Rodrigues (IH)
19h às 21h | Intelectuais negras e suas escrevivências
Profa. Dra. Zelinda Barros (IHL),
Profa. Dra. Rutte Tavares (IHL),
Profa. Dra. Claudilene Maria da Silva (IHL).
Mediação: Profa. Dra. Jacqueline Costa (IH/UNILAB)
23 de julho | 15h às 17:30h
15h às 17:30h | “Vozes-Mulheres”: pactos de vida na África Global
Banuma Alberto Caetano Pinto: “O Cultivo do Mito na construção do gênero”
Exibição do filme “O corpo público” (Banuma/15 min)
Lídia Rodrigues: “Escrevivência: a narrativa de si e a invenção do futuro com liberdade”
Dinha – Maria Nilda de Carvalho Mota: “O poema e o caos”
Mediação: Profa. Dra. Luana Antunes Costa (ILL/UNILAB)
As Pretas na Unilab
“As Pretas na Unilab” é um evento organizado anualmente em celebração ao 25 de julho, Dia internacional da Mulher Afro-latino-americana e caribenha, e dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. O evento é desenvolvido como fruto de várias parcerias dentro e fora da Unilab, nas quais se articulam movimentos como a Rede de Mulheres Negras do Ceará e a Rede de Mulheres Negras no Nordeste (entidades interligadas com outras redes nacionais e internacionais). Destaca-se, também, que o evento em si é uma culminância de uma série de desdobramentos e movimentações realizadas durante todo o ano pelas mulheres negras organizadas dentro da academia – como foi, por exemplo, o “Seminário Audre Lorde – Irmã Outsider”.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Minicurso “A Antropologia e as Lutas Sociais no Pensamento e na Práxis de Mulheres Negras” acontece nos dias 17, 20 e 24 de abril, no campus dos Malês
- Docente da Unilab Matilde Ribeiro integra gabinete de transição governamental, no Grupo Técnico de Igualdade Racial
- Julho das Pretas traz a VI edição “Das Pretas na Unilab” e lançamento do livro “Mulheres Negras em Movimento” – de 26 a 28 de julho
- Aula magna do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades acontece dia 14/07, às 9h, no campus Liberdade
- [Entrevista] Matilde Ribeiro: professora, assistente social, gestora pública e ícone do movimento negro.