Rede elétrica do campus dos Malês volta a funcionar normalmente, após conclusão da obra de troca de cabeamento, na última quarta-feira (17/08)
Os serviços de troca do cabeamento principal da rede elétrica do Campus dos Malês foram finalizados nesta quarta-feira (17/08) e, portanto, a rede elétrica do prédio encontra-se normalizada. As obras iniciaram na última segunda-feira (15/08), com objetivo de corrigir um problema elétrico que causava oscilações nos circuitos elétricos do campus. O serviço contratado foi no valor total de R$ 120 mil.
Segundo o engenheiro civil Marcus Dias, chefe da Seção de Planejamento do campus dos Malês, com a conclusão do serviço, além de substituir 360 m de cabos com espessura (bitola) de 150mm2, foram acrescidos outros 360 m, totalizando 720 m de cabos elétricos (da mesma bitola).
“A correção consistiu na inserção de cabos elétricos adicionais que conectam o quadro de medição ao quadro de distribuição. Isso significa, em outras palavras, a oferta de tensão elétrica de acordo com as demandas necessárias que os circuitos instalados necessitam para o bom funcionamento de todos os equipamentos elétricos, desde a mais simples lâmpada de LED, passando por impressoras, computadores, equipamentos de lógica e circuitos de tomadas e bombas d’água”, explica Dias. Ainda segundo ele, com a conclusão do serviço, “novos circuitos elétricos poderão ser criados sem que haja comprometimento do sistema, continuando sempre estável”, pontua.
Esse serviço de troca teve como fiscal de contrato o engenheiro Marcus Dias e contou com apoio dos membros da Seplan Marcos Moraes e Silvia Moreira, assim como do engenheiro eletricista Jordão Campos.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Ciclo de debates online “Conhecimento, Cultura Islâmica e Religiosidade” ocorre dia 8/11, às 14h30; inscrições abertas
- Festival das Culturas apresenta a diversidade de artes e sabedorias no campus dos Malês, nos dias 29 a 31/10; confira a programação
- Até 27/10, abertas inscrições no processo seletivo especial, que oferta 128 vagas nos cursos de graduação, pelo Programa de Ações Afirmativas
- No dia 24/10, às 14h, no auditório do campus dos Malês, acontece roda de conversa “Mulheres africanas, sistema de saúde e tecnologias ancestrais de autocuidado”
- Hoje (segunda-feira, 16) é o último dia de inscrição no Mestrado em Estudos de Linguagem – ingresso em 2025