Rabequista é o título do 5º episódio do Pluriverso Podcast, que aborda mestres e mestras da cultura popular e notório saber

Data de publicação  24/08/2022, 14:34

“Rabequista” é o título do quinto episódio do Pluriverso Podcast  que, na segunda temporada, aborda histórias e entrevistas com Mestres e Mestras da Cultura Popular e Notório Saber. O projeto é uma extensão do programa Áfricas do Joá, coordenado pela docente da Unilab Larissa Gabarra que, neste episódio, entrevista a Mestra Ana da Rabeca, de Umari-CE. O projeto é produzido e apresentado pela estudante do curso de Licenciatura em História da Unilab Renara Régia.

É possível ouvir o episódio neste link.

As novidades do projeto podem ser acompanhadas pelo Instagram.

O comprometimento com a pesquisa interdisciplinar é um dos pilares centrais dos episódios, produzidos de uma forma que possam ser traduzidos numa linguagem acessível para os/as ouvintes. Dentre os pilares que sustentam o projeto estão: o de abrir caminhos para a produção, aproximação, difusão e valorização de saberes populares, por meio da oralidade e da musicalidade; o de ser uma fonte histórica oral; lugar de cultura; patrimônio digital; e uma fonte de disseminação da informação de forma global e gratuita.

O projeto visa ainda estimular uma atuação da universidade que perceba esses sujeitos como tesouros humanos vivos – e não só como objetos de pesquisa -, além de parceiros, parceiras e colaboradores, colaboradoras nos espaços de ensino, pesquisa e extensão. Os episódios do podcast possibilitam ajudar e orientar na construção dos memoriais das mestras, para que apresentem em suas candidaturas como Mestras da Cultura e/ou Notório Saber em Artes, Ofícios e Cosmologias Tradicionais, caso ainda não sejam oficialmente legitimadas.

CONTEÚDO RELACIONADO