Superação de obstáculos foi a conquista de todos os premiados da V Corrida de Rua Paraolímpica da APADR em parceria da Unilab
Parcerias, respeito, inclusão, superação, conquista, empatia estes são sentimentos estampados no rosto das crianças, jovens e adultos que participaram da V Corrida de Rua Paraolímpica, ocorrida dia 15 de setembro, em Redenção/CE.
A quinta edição da Corrida de Rua Paraolímpica, suspensa durante os dois anos mais críticos da pandemia da Covid-19, foi uma realização da Associação de Pais e Amigos da Pessoa com Deficiência de Redenção (APADR), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex/Unilab) e da Prefeitura de Redenção.
O percurso teve início na Escola Doutor Brunilo Jacó até o campus da Liberdade, ambos localizados em Redenção/CE, foram aproximadamente 800 metros, regado de muita alegria, esforço físico e sorrisos de todos os 58 participantes inscritos que representaram os municípios da região do Maciço do Baturité, juntamente com a equipe técnica (professores, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas educacionais, pedagogos, assistentes sociais, professor de Educação Física) de 16 voluntários.
As categorias da ação foram divididas em física, visual, auditiva, intelectual, PC e autismo. Cerca de 40 estudantes da Unilab fizeram parte da equipe de monitores que apoiaram na assistência aos atletas, durante a realização da corrida.
A premiação com a medalha de honra foi destinada a todos os participantes como reconhecimento e fortalecimento às ação desenvolvidas pela universidade e seus parceiros, no contexto da acessibilidade e inclusão junto à comunidade externa e acadêmica. A Unilab, por meio da Coordenação de Arte e Cultura (CAC/Proex), é parceira da Associação de Pais e Amigos da Pessoa com Deficiência de Redenção (APADR) desde 2014. Atualmente são registradas cerca de 80 crianças e jovens nas ações da APADR, abrangendo os municípios da Região do Maciço de Baturité/CE: Guaiúba, Itapiúna, Acarape, Aracoiaba e Redenção.
Conforme destacou o coordenador da CAC/Proex, Nixon Araújo, a ação é muito importante para que a comunidade esteja dentro da universidade. E a universidade esteja próxima da comunidade.
“Que tenhamos mais acesso a diversidade do povo do Maciço de Baturité, beneficiando com nossas políticas e resoluções, para atender as diferentes questões dos portadores de deficiências múltiplas. É uma ação que completa um público muito importante para a instituição. Queremos que todos venham fazer parte de nossa comunidade acadêmica. Para que a Unilab avance cada vez mais no quesito da Acessibilidade” – Nixon Araújo
Para o professor municipal de Redenção/CE, José Stênio da Silva Chaves – especialista em educação inclusiva, AEE, intérprete de Libras e coordenador da APADR, mesmo com a fase de isolamento, os trabalhos desenvolvidos e o apoio dos profissionais envolvidos, mostrou a média de crescimento na evolução do diagnóstico e tratamentos bem sucedidos, assim demostrado no aumento do número de inscritos para participar da corrida.
“Acredite que esses pessoas podem ir além do que possamos imaginar. Acredite nas possibilidades. Acredite no potencial, a inclusão é isso. Se não fizermos isso hoje, amanhã não saberemos o que vai acontecer. Para nós trabalhar a inclusão de uma forma verdadeira, dinâmica e participativa é ver a galerinha feliz.
Na corrida de rua todos são vencedores!” – José Stênio da Silva Chaves
O momento de inclusão é o principal ganho na participação das crianças, dos autistas, dos deficientes. Sabrina Silveira, proprietária do Sítio Vitória Buffet e Decorações, situado em Outeiro de Dentro, Redenção/CE, descreve o momento como: “a corrida não é só quem vai tirar o primeiro lugar, mas a relevância que todos já são vencedores. A participação é a superação de todos em seus obstáculos e seus limites”. A conquista de sua irmã deficiente na finalização da prova lhe deixou muito emocionada, mesmo sem falar, sua irmã expressou felicidade pelo impulso de continuar a chegar até a Unilab. “É uma lição de vida até pra mim!”, declarou a empresária e apoiadora da causa.
Para Sabrina, essas ações devem continuar, com muito mais apoio. Fez noção da necessidade de ter um lugar/espaço apropriado para desenvolver outras atividades junta à natureza, atividades lúdicas, motoras e artísticas, agregando as atividades escolares correlatas.
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