Estudantes e docentes da Unilab (campus dos Malês/BA) participaram de atividades diversas no “Universidade na Praça”, promovido pela APUB

Data de publicação  27/09/2022, 09:01
Dentre tantas atividades realizadas no evento da Universidade na Praça, organizado pelo Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (APUB Sindicato), os estudantes e docentes da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), do campus dos Malês/Bahia, foram destaque.

A diretora do campus, Mirian Reis, esteve na abertura do evento, além da participação das equipes na temática da Tenda 3 – Africanidades na Universidade, como também nas outras sete atividades entre: oficinas, exposições e apresentações, com docentes vinculados ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL), do Campus dos Malês/BA): Ana Cláudia Souza (Jogos didático), Ana Rita Barbosa ( oficina: Projeto de Extensão Brinquedoteca de Histórias), Maria Soares (Gana e Elmina: Aprendizados transatlânticos sobre a África e o Brasil), Bas’Ilele Malomalo (Latitudes Africanas: Pensando os Direitos da Comunidade Orun-Ayiê), Eliane Costa Santos e Carla Craice da Silva (Quintais produtivos e as folhas sagradas), GIMU – Unilab e Grupo de Extensão Cabaz Garandi-Ritmos e danças tradicionais da Guiné Bissau.

O principal objetivo do evento foi divulgar o que é feito nas universidades públicas locais para a sociedade soteropolitana. A equipe da Unilab/BA participará, com seus docentes e estudantes, da série de atividades de extensão, de pesquisa e culturais que serão realizadas durante todo o dia.

Outras informações da programação do evento:
Sobre os grupos:

Cabaz Garandi
O grupo Cabaz Garandi, cabaça grande em língua crioula, é formado por estudantes guineenses da Unilab/Campus dos Malês que desejam divulgar aspectos da cultura de Guiné Bissau a partir de atividades de pesquisa, oficinas, intercâmbios e apresentações de ritmos e danças tradicionais deste país.

GIMU
Apresenção do Projeto de Extensão Grupo de Integração Musical da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (GIMU/Unilab), projeto que visa elaborar pesquisa e intervenções musicais. Atualmente o GIMU se apresenta com o Duo Diversidade, formado por uma cantora e um violonista (Thaís Rosário e Pedro Kessongo), com um repertório de músicas brasileiras e africanas.

Oficina – Projeto de Extensão Brinquedoteca de Histórias
Oficina de contação de histórias para crianças e divulgação das ações desenvolvidas pelo projeto em suas plataformas digitais.

“Gana e Elmina: Aprendizados transatlânticos sobre a África e o Brasil”
Apresentação de materiais audiovisuais produzidos durante a experiência de campo exploratório etnográfico em Gana de Maria Andréa Soares e Cristiane Santos Souza.

Latitudes Africanas
Latitudes Africanas: Mídias sociais e Publicações Alternativas é um projeto de extensão do grupo de pesquisa África-Brasil da Unilab, campus dos Males que visa produzir conteúdos didáticos em torno da lei 10639, combater o racismo, divulgar o pensamento crítico africano do continente e da Diáspora. Os objetivos da roda de conversa são: apresentar as ações do projeto de extensão para a sociedade; lançar o livro do seu coordenador intitulado “Filosofia Africana do Ntu; discutir um dos seus capítulos que trata dos direitos da natureza e da comunidade Oru-Ayie.

Matéria relacionada: Unilab/BA participa do evento Universidade na Praça, nesta quinta-feira (22). Confira a programação!