Para preservar o meio ambiente, os Restaurantes Universitários da Unilab adotam o uso de copos retornáveis

Data de publicação  27/09/2022, 12:16

Em abril de 2022, após o período crítico da pandemia, foram reabertos os Restaurantes Universitários da Unilab (RUs), fechados durante o período de confinamento como medida de precaução ao SARS-CoV-2 (COVID-19). Além do novo RU do Campus das Auroras da Universidade entrar em funcionamento, também houve o anúncio que os copos utilizados nas refeições (antes descartáveis), agora seriam retornáveis, podendo ser reutilizados pelos usuários dos RUs após a higienização.

A decisão do uso de copos plásticos retornáveis veio após uma série de debates e pesquisas feitas por bolsistas, colaboradores e docentes do Projeto Fortalecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP e na Unilab, juntamente com Divisão de Alimentação e Nutrição (DAN), assim se consolidou a proposta do uso de copos reutilizáveis nos RUs. De acordo com levantamento de Costa et al. 2018, diariamente, apenas no RU do Campus da Liberdade, em 2018 foram utilizados cerca de 1300 copos nas refeições, resultando em cerca de 218 mil copos por ano, sendo estes descartados inadequadamente no meio ambiente. Segundo a DAN, em 2019 foram utilizados mais de 500 mil copos descartáveis nos RUs, sendo que o tempo de decomposição de um único copo descartável de plástico é entre 250 a 400 anos.

Cabe lembrar os inúmeros fatores prejudiciais ao meio ambiente relacionados ao uso de descartáveis, em especial a municípios como Redenção e Acarape, onde não existe estrutura de reciclagem de materiais. De acordo com a professora Jaqueline Sgarbi, coordenadora do Projeto, “o uso indiscriminado de descartáveis tem um impacto direto no bem estar coletivo e precisamos urgentemente rever hábitos que não se justificam mais, no atual contexto de desafios ambientais, a exemplo do uso de descartáveis”. É notável a contribuição do desuso dos copos plásticos para a preservação de recursos naturais, pois além da redução de plástico descartados diretamente na natureza cabe lembrar que utiliza-se cerca de 300 mililitros para a limpeza de 1 copo retornável, enquanto que são utilizados três litros de água somente na fabricação de 1 copo descartável, somente analisando esse processo, verifica-se uma economia de 2,7 litros por copo.

Silva (2019), relata em documento da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Projeto de Lei Nº 4.423, DE 2016) que a substituição dos copos e embalagens de plástico descartáveis para alimentos é uma tendência observada há anos em países Europeus e que a França decidiu proibir a venda de copos, taças, pratos e talheres e outros utensílios descartáveis de plástico no ano de 2020.

No contexto da Unilab, o uso de copos retornáveis nos Restaurantes Universitários, trata-se de uma postura coerente com propostas defendidas em cursos da Instituição, pois o desenvolvimento rural e urbano sustentável e o cuidado para com o meio ambiente estão estreitamente ligados aos Institutos de Desenvolvimento Rural e de Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, por exemplo.

Segundo os organizadores desta ação: “Cabe a nós, como usuários dos Restaurantes Universitários, mas também como agentes construtores de conhecimento, a conscientização para o desuso de descartáveis não somente nos RUs, mas lutar para o fortalecimento dessa prática em outros espaços da universidade (cantinas, institutos), mas também no dia a dia fora da instituição”.

Texto: Carlos Henrique Silva Pinheiro – Bolsista Projeto Consan/CPLP/PROINTER.

Fontes:

Divulgação do desuso dos copos descartáveis:

Silva em relatório sobre projeto de lei: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra

Ação de conscientização (folheto informativo) https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2022/03/CampCopos.jpg

Trabalho de proposta ao deuso http://semuni.unilab.edu.br/modulos/src/parts/gerarTrabalho.php?idTrabalho=2744