Confira as atualizações do Laboratório didático compartilhado de Botânica da Unilab e participe do “Minuto Botânica”, durante a VIII Semuni

Data de publicação  23/11/2022, 16:13
Postagem Atualizada há 1 ano

O LaBotânica é o Laboratório didático compartilhado de Botânica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizado no Campus das Auroras, e que promove ações de ensino, pesquisa e extensão. O espaço conta com equipamentos e com coleções de sementes e algas, além do Herbário, que está atualmente como uma coleção anexa ao LaBotânica, em fase de sistematização.

Nova marca visual do LaBotânica.

Como forma de representar os mais diversos recursos botânicos que o compõem, o LaBotânica ganhou uma marca visual, elaborada pela Secretaria de Comunicação Institucional (Secom/Unilab). A marca é representada pelas colorações da Caatinga e segue a simbologia africana de Adinkras, já utilizada em projetos e pró-reitorias da Unilab. Abe Dua é o símbolo de uma palmeira, escolhido para representar o LaBotânica, como referência às palmeiras típicas da caatinga brasileira e das regiões semiáridas de Guiné-Bissau: a carnaúba (Copernicia prunifera) e a palma-de-guiné (Elaeis guineensis), esta última conhecida como dendê. Abe Dua significa desenvoltura, riqueza e autossuficiência, no sentido de que diferentes produtos são originados de uma mesma palmeira: óleos, fibras e madeiras, por exemplo. De maneira geral, as palmeiras são da família botânica Arecaceae, comuns nas nossas paisagens tropicais e amplamente usadas na alimentação, ornamentação, construção civil, indústria farmacêutica, medicinal, cosmética, dentre outros usos.

De forma a enriquecer o compromisso acadêmico, o LaBotânica está sempre aberto a parcerias. Atualmente, é vinculado ao BioVeg, que é o grupo de pesquisa em Biologia Vegetal e realiza ações amplas de divulgação da ciência botânica, com projetos em comunidades e em atuação virtual, através do seu Instagram @bioveg.unilab. A mais recente exposição de divulgação científica, o “Minuto Botânica”, será presencial e durante a VIII Semana Universitária da Unilab, nos dias 29 e 30 de novembro, conforme a programação.

O “Minuto Botânica” divulga sobre as plantas de usos comuns no nosso dia a dia, em que o público leva apenas 1 minuto de interação em cada mesa expositiva. Os pesquisadores autores da exposição no ano de 2022 serão os alunos dos segundo e terceiro períodos do curso de Agronomia, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), sob organização da professora Eveline Aquino, da técnica Sarah Medeiros e do monitor Edilson Perengue. Edilson reforça a importância da divulgação da ciência botânica: “O despertar para a botânica pode ser uma das experiências mais fascinantes e curiosas, pois mostra o que os seres humanos e as plantas têm em comum. O ‘Minuto Botânica’ é um estímulo aos novos e as novas “Linnaeus”, ou seja, jovens cientistas da atualidade, para descrever, analisar, classificar as plantas. Se o público leigo tiver esse estímulo de observar para a morfologia de uma planta, pode ajudar a melhorar muitos dos problemas ambientais que temos no mundo, porque as plantas se comunicam com a gente a todo momento.”

Acesse aqui a programação do Minuto Botânica.

Participe da VIII Semana Universitária da Unilab.

Conheça o BioVeg no Instagram.

Saiba mais sobre Adinkras na Unilab.