Docente da Unilab apresenta ferramenta para pesquisa histórica em artigo
O docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Eric Brasil, do Instituto de Humanidades e Letras (IHL/BA – campus dos Malês), realizou um trabalho sobre uma ferramenta para pesquisa histórica, que resultou em um artigo intitulado “pyHDB- Ferramenta Heurística para a Hemeroteca Digital Brasileira: utilizando técnicas de web scraping para a pesquisa em História”. O artigo foi publicado na Revista História da Historiografia, no final do ano passado.
No artigo, o autor apresenta a pyHDB, ferramenta de suporte metodológico para a pesquisa na Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional. Analisa sua relação com teoria, metodologia e epistemologia da história, focando na seleção, coleta, organização e crítica das fontes.
A pyHDB é um programa em linha de comando escrito em Python que gera relatórios, planilhas e data sets a partir dos resultados da Hemeroteca Digital Brasileira. Os parâmetros de local, período e termo da busca são definidos pelo usuário e a pyHDB busca e inicia o processo de coleta de informações.
A partir desse programa, são registrados os parâmetros, a hora e data da busca, os resultados, o número de ocorrências e de páginas de cada acervo, a frequência de ocorrências por páginas, as informações de cada ocorrência, relatórios de erros e o download da imagem quando legalmente permitido
Exemplo dos dados coletados e organizados pela pyHDB em um arquivo .csv
Estrutura de diretórios criada pela pyHDB
No artigo publicado pelo docente, ele utiliza como exemplo pesquisa sobre Monteiro Lopes. Os dados confirmam o intenso debate em torno das eleições do advogado negro em 1903, para o conselho municipal do Rio de Janeiro, e em 1909 como deputado federal, conforme ilustração abaixo.
>O parecer sobre o artigo escrito por Pedro Silveira, intitulado “O que é uma ferramenta historiográfica?”, também foi publicado na Revista Historia da Historiografia e encontra-se neste link.
>Toda a documentação dessa ferramenta historiográfica está disponível na página da pyHDB.
>Data set utilizados no artigo: https://doi.org/10.5281/zenodo.5699000
>Gráficos interativos, imagens e scripts: https://ericbrasiln.github.io/analise_pyHDB/
>Qualquer questão ou dúvida específica sobre o uso da ferramenta deve ser enviada por meio do repositório do Github.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Participe do “Seminário Confluências entre culturas, musicalidades africanas e afro-diaspóricas no Brasil, nos Caribes e na África” [de 20 a 22/08], na Bahia
- Campus dos Malês celebra formatura de 58 graduados, de 6 cursos
- Atuação internacional de profissional de Farmácia é tema de palestra virtual dia 18/01, às 9h30
- Hoje (quarta-feira, 20) é o prazo final para inscrições no prêmio Optica 2023 (estudantes do CE e BA)
- Dia 29/11, roda de conversa online traz o tema Cheikh Anta Diop e o papel da mulher nas sociedades africanas