Variação e variantes não-padrão em variedades do português é o tema da palestra que acontece no dia 25 (quarta-feira)
“Variação e variantes não-padrão em variedades do português” é o tema da palestra que acontece no dia 25 de janeiro, às 14h, na sala do mestrado em Estudos da Linguagem (sala 114, bloco Palmares III). A palestra será ministrada pela docente Aline Maria P. F. Bazenga, docente da Universidade da Madeira.
Aline Maria P. F. Bazenga – doutora em Letras – Linguística Francesa – pela Universidade da Madeira (2004), docente desta instituição desde 1992, é atualmente Professora Associada do Departamento LLC da Faculdade de Artes e Humanidades (FAH) da mesma instituição. Tem exercido várias responsabilidades institucionais – presidente do Departamento de Estudos Romanísticos (2005-2007), vice-presidente (2013-2016) e presidente interina da FAH (dez 2016-mar 2017), diretora do 1.º ciclo em Ciências da Cultura (2012-2015). Investigadora integrada do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL – Grupo Dialetologia e Diacronia), colabora também com o Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais (CIERL) da Universidade da Madeira, onde é responsável pelo projeto ARPOFAMA (Arquivo do Português Falado na Madeira).
A docente também é membro de várias associações académicas e de comissões científicas. A convite de várias instituições, tem participação em vários projetos internacionais, dos quais se destacam os seguintes: Dépendances distributives: pluralité nominale et pluralité verbale – UMR 7023 – Structures Formelles du Langage – Universidade de Paris 8, Paris (2005-09); Estudo comparado dos padrões de concordância em variedades africanas, brasileiras e europeias – CLUL (Portugal) e UFRJ (Brasil) (desde 2010); International Working Group on Non-Dominant Varieties of Pluricentric Languages – Universidade de Graz/ Austrian German Research Center (desde 2011); Dicionário Enciclopédico da Madeira, coordenadora da área da Linguística – Projeto Aprender Madeira, CLEPUL/ APCA (desde 2011). As suas publicações situam-se, desde 2010, no âmbito da linguística portuguesa, nas áreas da Sociolinguística Variacionista.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Nos dias 12 a 16/05, acontece a primeira Semana de Serviço Social da Unilab, com o tema Resistência e Luta Política
- Abertas inscrições para palestra que marca reinício do Clube de Xadrez Dama da Liberdade
- Autonomia, empoderamento, direitos e saúde da mulher foram temas debatidos no Mulherio Malês, evento que ocorreu na Campus dos Malês, dias 26 e 28/03
- Frances Cress Welsing e a Supremacia Branca é tema de roda de conversa on-line dia 14/02, às 19h, no canal do YouTube do Grupeafro
- Mestrado em Estudos de Linguagem abre inscrições do processo seletivo nos dias 06 a 10/01/25