Variação e variantes não-padrão em variedades do português é o tema da palestra que acontece no dia 25 (quarta-feira)

Data de publicação  18/01/2023, 10:51
Postagem Atualizada há 1 ano

“Variação e variantes não-padrão em variedades do português” é o tema da palestra que acontece no dia 25 de janeiro, às 14h, na sala do mestrado em Estudos da Linguagem (sala 114, bloco Palmares III).  A palestra será ministrada pela docente Aline Maria P. F. Bazenga, docente da Universidade da Madeira.

A palestra explora a variação linguística, a partir das variantes sintáticas não-padrão do português falado na ilha da Madeira. Através de um diálogo com variedades africanas e com o português brasileiro, serão analisados dois fenômenos variáveis: realização do sujeito nulo e do pronome “lhe”.
O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Unilab.
Palestrante

Aline Maria P. F. Bazenga – doutora em Letras – Linguística Francesa – pela Universidade da Madeira (2004), docente desta instituição desde 1992, é atualmente Professora Associada do Departamento LLC da Faculdade de Artes e Humanidades (FAH) da mesma instituição. Tem exercido várias responsabilidades institucionais – presidente do Departamento de Estudos Romanísticos (2005-2007), vice-presidente (2013-2016) e presidente interina da FAH (dez 2016-mar 2017), diretora do 1.º ciclo em Ciências da Cultura (2012-2015). Investigadora integrada do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL – Grupo Dialetologia e Diacronia), colabora também com o Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais (CIERL) da Universidade da Madeira, onde é responsável pelo projeto ARPOFAMA (Arquivo do Português Falado na Madeira).

A docente também é membro de várias associações académicas e de comissões científicas. A convite de várias instituições, tem participação em vários projetos internacionais, dos quais se destacam os seguintes: Dépendances distributives: pluralité nominale et pluralité verbale – UMR 7023 – Structures Formelles du Langage – Universidade de Paris 8, Paris (2005-09); Estudo comparado dos padrões de concordância em variedades africanas, brasileiras e europeias – CLUL (Portugal) e UFRJ (Brasil) (desde 2010); International Working Group on Non-Dominant Varieties of Pluricentric Languages – Universidade de Graz/ Austrian German Research Center (desde 2011); Dicionário Enciclopédico da Madeira, coordenadora da área da Linguística – Projeto Aprender Madeira, CLEPUL/ APCA (desde 2011). As suas publicações situam-se, desde 2010, no âmbito da linguística portuguesa, nas áreas da Sociolinguística Variacionista.

CONTEÚDO RELACIONADO