São Francisco do Conde, município sede do campus dos Malês da Unilab, celebra 85 anos de emancipação política
Nesta quinta-feira (30/03), o município de São Francisco do Conde celebra 85 anos de emancipação política. Cidade marcada pela riqueza cultural e histórica, é também local que recebeu o campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), cujas atividades presenciais no território baiano iniciaram-se em maio de 2014. A Unilab parabeniza a cidade, com mensagens da Direção do campus dos Malês e da Reitoria.
“São Francisco do Conde tem na sua história a luta marcante por liberdade. Foi assim nas batalhas pela Independência da Bahia e, consequentemente, do Brasil; foi assim depois, na participação de sua gente em importantes insurreições contra o regime escravocrata, a exemplo da Revolta dos Malês, que contou com a aliança de escravizados e libertos do Recôncavo para a sua articulação. A Unilab é mais um marco das lutas abolicionistas contemporâneas neste município, pois visa redimensionar as perspectivas de desenvolvimento de todo o território através da Educação superior interiorizada, pública, democrática e afro centrada. Não é à toa que nossa comunidade se chama Malês: carregamos, no nome e na história, o compromisso por promover, na Bahia e nos PALOP, novas lutas por emancipação e liberdade!” (Mírian Reis, diretora do campus dos Malês da Unilab)
“Desejamos parabéns à cidade de São Francisco do Conde, cidade das minhas memórias, de ciganos conhecidos. A todos os cidadãos de São Francisco do Conde, a Unilab aproveita a oportunidade para agradecer a parceria com a cidade, aquilo que temos juntos feito pela educação, transformando vidas, trazendo oportunidades para toda a comunidade, deixando fincado aquilo que é o maior vetor de transformação de uma sociedade que é a educação. Felicidades a todos e que esses 85 anos sejam ainda de muitas conquistas.” (Roque Albuquerque, reitor da Unilab)
CONTEÚDO RELACIONADO
- Abertas inscrições de processos seletivos simplificados para professores no curso de licenciatura em Educação Escolar Quilombola
- Licenciatura em Educação Escolar Quilombola inicia curso no campus dos Malês, com 30 estudantes quilombolas
- Campus dos Malês da Unilab celebra formatura de 67 graduados, de 6 cursos
- Nos dias 03 a 5/02, acontece o Seminário de Ambientação Acadêmica do campus dos Malês
- I Congresso de Educação Afrocentrada acontece nos dias 5 a 9 de maio de 2025, no campus dos Malês/Unilab, Uneb e de forma remota