Palestra aborda produção sustentável de hidrogênio

Data de publicação  12/04/2023, 11:25
Postagem Atualizada há 1 ano

Na próxima segunda-feira (17) será realizada a palestra “Tendências e inovações na produção sustentável de hidrogênio”, com o professor José Cleiton dos Santos. A palestra faz parte do III Ciclo de Ações dos Projetos Unilab Inovando e Empreender Unilab e ocorrerá às 14 horas, no Auditório 1 do Campus Auroras, em Redenção/CE.

O hidrogênio possui uma quantidade alta e diversificada de matérias-primas, métodos e processos de melhoria para sua produção. Nos últimos anos, estudos sobre produção de hidrogênio têm crescido e se diversificado.

A produção de hidrogênio pode ser baseada em matérias-primas renováveis, como a biomassa, ou em combustíveis fosseis, como o petróleo. Uma análise de 10.655 publicações da base de dados Web of Science Core Collection (2010 a 2022) foi realizada usando alguns softwares como VOSviewer, CiteSpace e Microsoft Excel. A lista das principais organizações que tiveram o maior número de publicações no campo de pesquisa da produção de hidrogênio inclui a Chinese Academy Of Sciences, a Ontario Tech University e a Xi An Jiaotong University. A revista com o maior número de publicações é a International Journal Of Hydrogen Energy.

Além de organizações e revistas, foram analisados os autores e a literatura mais promissores neste campo de pesquisa. Por meio da análise de clusters, constatou-se que dois campos de busca constantes são a produção fotocatalítica de hidrogênio e a produção fermentativa de hidrogênio. Estudos futuros podem se focar mais na estrutura do processo de produção, produção continua de fotohidrogênio e vapor em loop. O palestrante pretende ilustrar a visão geral da pesquisa sobre a produção de hidrogênio, suas inovações, realizando um levantamento sistemático do estado atual da pesquisa, que pode ser usado por profissionais de indústria e pesquisadores interessados nesta área.

O III Ciclo de Ações dos Projetos Unilab Inovando e Empreender Unilab tem como objetivo o fortalecimento do processo de desenvolvimento do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da universidade.

Sobre o palestrante

José Cleiton dos Santos atua como professor adjunto na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). É graduado em Química pela Universidade Estadual do Ceará (Uece – 2008) e possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Doutorado em Biociências Moleculares pela Universidade Autónoma de Madrid, UAM, Espanha (2015) e Pós-Doutorado em Engenharia Química pela UFC (2015). Tem experiência na área de Química, Ensino de Química, Engenharia Química, Engenharia Enzimática e Processos Biotecnológicos.

Palavra-chave