Dia da Mulher Moçambicana será celebrado, na Unilab, no campus da Liberdade, no dia 14/04

Data de publicação  13/04/2023, 10:09
Postagem Atualizada há 1 ano

O evento alusivo ao Dia da Mulher Moçambicana ocorre no dia 14 de abril, no Campus de Liberdade da Unilab, em Redenção/CE, de 16h30 às 21h. A programação do evento inclui feira gastronômica moçambicana, diversas atividades e apresentações culturais, além de mesa de abertura com o tema “Desafios enfrentados pelas mulheres moçambicanas no mercado de trabalho”.

Esta data é comemorada no dia 7 de abril e o evento, na Unilab, acontece posteriormente, por conta do feriado das sexta-feira da Paixão.

Dia da Mulher Moçambicana

Na ocasião do Dia da Mulher Moçambicana é lembrado o aniversário de morte de Josina Machel (1945-1971), combatente da liberdade de Moçambique e heroína nacional.

Moçambique era uma das colônias portuguesas em África até 25 de junho de 1975, quando, nesta data, após uma década de guerra pela libertação, conquistou sua independência.

Em Moçambique, como nas outras colônias de Portugal (atualmente, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe), as mulheres tiveram efetiva participação na luta armada. Duas mulheres referências neste contexto, que pegaram em armas e tornaram-se símbolo de resistência, liberdade e heroínas em seus países de origem foram Titina Silá, em Guiné Bissau, e Deolinda Rodrigues, em Angola. Elas são algumas das inúmeras mulheres que tiveram papel de destaque nestes processos de luta e que apesar disto, não constam na história oficial como símbolos ou heroínas.

CONTEÚDO RELACIONADO