Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab convoca 2185 candidatos selecionados para as provas do PSEI 2023

Provas serão aplicadas no período de 15 a 20 de maio.

Data de publicação  04/05/2023, 13:27
Postagem Atualizada há 2 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer) divulgou, nesta quinta-feira (4), o resultado definitivo da análise de históricos escolares, após recursos, e a consequente convocação para provas do Processo Seletivo de Estudantes Internacionais – PSEI 2023, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Ao todo, estão sendo convocados 2.185 candidatos(as) de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Conforme o Edital Prointer nº 004/2023, são convocados para as provas de Redação e de Conhecimentos Específicos os candidatos classificados até 8 (oito) vezes o número de vagas ofertadas, por curso (1ª opção). Entre os candidatos com histórico deferido, a convocação considera a ordem decrescente de classificação gerada pela Nota de Ensino Secundário (NES). No caso da quantidade de candidatos deferidos ser superior ao quantitativo de vagas ofertadas a cada país multiplicado por 8, a NES é eliminatória (item 6.1.1 do edital).

Confira como fica o resultado e a convocação em cada país:

Angola
– Deferidos
– Indeferidos
– Candidatos(as) convocados para as provas

Cabo Verde
– Deferidos
– Não houve candidatos indeferidos
– Candidatos(as) convocados para as provas

Guiné- Bissau
– Deferidos
– Indeferidos
– Candidatos(as) convocados para as provas

Moçambique
– Deferidos
– Indeferidos
– Candidatos(as) convocados para as provas

São Tomé e Príncipe
– Deferidos
– Indeferidos
– Candidatos(as) convocados para as provas

Timor-Leste
– Deferidos
–  Não houve candidatos indeferidos
– Candidatos(as) convocados para as provas 

As provas serão aplicadas no período de 15 a 20 de maio. As datas específicas em cada país, os locais e os horários serão confirmados pelas Embaixadas brasileiras e divulgados no site da Prointer e no portal da Unilab.

Por que não fui convocado(a) se meu histórico foi deferido?

O fato de o histórico ser considerado deferido significa que ele está de acordo com o que foi solicitado pelo edital, mas isso não assegura o acesso para a etapa seguinte da seleção, que são as provas.

O histórico deferido gera ao candidato a Nota do Ensino Secundário (NES), que é a média aritmética do somatório das notas individuais das disciplinas cursadas, em cada um dos três últimos anos do Ensino Secundário/Médio (item 6.2.2.4 do edital). A partir da Nota do Ensino Secundário (NES), os candidatos são classificados em ordem decrescente, ou seja, da maior nota para a menor.

Como é definido quem será convocado ou não para as provas?

Vamos entender com um exemplo prático: para o curso de Administração Pública, foram ofertadas 3 vagas para Angola. Então serão convocados 8 vezes esse quantitativo de vagas, isto é, 24 candidatos (3 vagas x 8).

Portanto, no ranking de classificação dos angolanos para o curso de Administração Pública, serão convocados os 24 primeiros candidatos da lista, de acordo com suas notas. Os demais candidatos estão eliminados.

A relação de convocados de Angola reúne os candidatos de todos os cursos classificados conforme foi explicado acima.

Assim é feito com os demais cursos e países.

Curso / País

ANG

CV

GB

MOZ

STP

TL

Total

Administração Pública

3

3

3

2

2

2

15

Total de Convocados, conforme ítem 6.1.1. do Edital 04/2023

24

24

24

16

16

16

120

Atendimento especializado e específico

O candidato(a) que necessitar de atendimento especializado e/ou específico para realizar a prova deve enviar e-mail para ssei.prointer@unilab.edu.brnesta sexta-feira, 5 de maio, informando no campo “Assunto” qual a condição que motiva a solicitação de atendimento, de acordo com as seguintes opções definidas no edital:

a) Atendimento Especializado: para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.

b) Atendimento Específico: para gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica (por exemplo, motivos religiosos).

Além de informar a condição que motiva a solicitação,  o candidato deve anexar a documentação oficial comprobatória, em formato PDF (laudo médico ou declaração emitida por entidade religiosa).

Outras informações na página do PSEI 2023.
Fonte da Matéria: Prointer.
Categorias