Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab ‘Mundo afora’: a nova parceria com Claflin University de portas abertas com Sul-Norte

Data de publicação  15/06/2023, 09:14
Postagem Atualizada há 1 ano
Saltar para o conteúdo da postagem

Na manhã desta segunda-feira (12), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) recebeu, na sala da Reitoria, em Redenção/CE, a comitiva dos representantes da Claflin University e de Stuart Alan Beechler, do Consulado Geral dos Estados Unidos da América (USA), no Recife/PE.

Além do representante da Reitoria da Unilab, Roque Albuquerque, estiveram na acolhida à comitiva, as pró-reitoras de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer), Artemisa Candé Monteiro e de Arte e Cultura (Proex), Geranilde Costa e Silva, além da coordenadora do Núcleo de Línguas (NucLi), vinculado ao Instituto de Linguagens e Literaturas (NucLi/ILL), Kaline Girão, do coordenador de Projetos Internacionais, Cooperação e Convênios da Prointer, Sabi Bandiri, demais servidores da Unilab e dos dois discentes do curso de licenciatura de Letras – Língua Inglesa, vinculado ao ILL,  – Marco Abreu e Alyne Alves – que foram sorteados no II Congresso Internacional de Práticas de Ensino em Língua Inglesa (Copelin) para participarem da visita da comitiva às unidades do Ceará.

Sobre a cooperação

De início ao início ao ato de assinatura do Termo de Referência de Missão da Claflin University com a Unilab, o reitor, Roque Albuquerque, apresentou toda a equipe presente aos convidados, além de informar que este será o segundo programa internacional de língua inglesa disponibilizado na Unilab – através da assinatura do Memorando de Cooperação Internacional – busca fomentar uma parceria duradoura e benéfica para ambas as partes, visando aprimorar a qualidade do ensino de línguas estrangeiras e promover a compreensão e o intercâmbio cultural entre os estudantes. Estabelece a base para uma colaboração institucional entre as partes envolvidas, com o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos relacionados ao ensino de inglês e português como língua estrangeira.

Stuart Beechler é responsável pelos assuntos educacionais do Consulado Geral dos USA, no Recife/PE

Com empolgação, Stuart Beechler – responsável pelos assuntos educacionais do Consulado Geral dos USA, no Recife/PE, destacou que “todos os nossos esforços estão sempre em busca de resultados concretos. Alguns desafios, é claro. O idioma é fundamental, mas acho que todos nós somos as instituições e os indivíduos mais criativos. E estamos aqui como missão diplomática dos EUA no Brasil para fazer tudo o que pudermos e torcer por seus sucessos. Pode contar conosco, por favor!

Sharon Gile (Programa Intensivo de Língua Inglesa Escola de Humanidades e Ciências Sociais) and Verlie Tisdale (Vice-Reitora de Programas Acadêmicos e reitora Interina da Escola de Ciências Naturais e Matemática), ambas professoras da Claflin University

Verlie Tisdale, vice-reitora de Programas Acadêmicos e reitora Interina da Escola de Ciências Naturais e Matemática) da Claflin University, deseja que o relacionamento entre as universidades “seja muito, muito bom, para que possamos eventualmente levar nossos alunos para lá e para cá. Seus alunos podem vir para a Claflin e nossos alunos podem vir para a Claflin, para que eles possam ter a experiência não apenas de estar aqui, mas de vivenciar a cultura. E seus alunos podem conhecer nossa cultura nos EUA e na Claflin, que é uma HBCU, ou seja, um campus e universidade historicamente negros, fundada em 1869. Portanto, estamos lá há bastante tempo”, destacou a professora mestre e doutora e PH.D.

A professora Sharon Gile – responsável pelo Programa Intensivo de Língua Inglesa, Escola de Humanidades e Ciências Sociai- já estava em Redenção/CE, quando a comitiva chegou. Ela estava dando aulas aos docentes da Unilab (professora acadêmica) como forma de capacitação e trocas de aprendizado com os grupos brasileiros e internacionais que fazem parte dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (acrónimo PALOP – é a designação dada aos países africanos que têm a língua portuguesa como oficial). Assim destacado por Sharon: “[…] gostei muito de conhecer o corpo docente de diferentes departamentos, não apenas o de inglês. E eles são muito dedicados a melhorar o que já é um inglês muito bom. Portanto, sei que, se tivermos o mesmo entusiasmo dos alunos, acho que podemos fazer um trabalho muito bom”

Peggy Ratliff, professora de inglês da Claflin University. Até setembro de 2022, ela coordenou o desenvolvimento do corpo docente na Clafin University

Peggy Tatliff, ficou satisfeita com o fato de que este relacionamento, entre as duas universidades, já estava acontecendo “quando comecei a organizar os cursos. E foi divertido. Foi feito e foi fantástico. Por isso, agradeço a cada um de vocês que trabalhou nesse relacionamento, e tenho estudado a língua Portuguesa no Duolingo (site e aplicativo móvel de aprendizado de idiomas) e no Rosetta Stone (ferramenta de cursos de idiomas com site e aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS)”.

A Peggy Ratliff, professora de inglês da Claflin University, afirmou que estava muito entusiasmada e, “talvez, se eles conseguirem aprender o suficiente para usá-lo para vir para cá, esse seria o resultado mais fantástico. Portanto, estamos ansiosos para trabalhar com todos vocês e com meus colegas”.

Sabi Bandiri, Robério Nery e Artemisa Candé, representantes da Prointer/Unilab

A pró-reitora da Prointer, Artemisa Candé, deu as boa vindas à comitiva. Agradece pelo interesse por esta cooperação, que vai acrescentar mais a Unilab, em termo de fortalecimento de sua internacionalização no viés, agora com Norte Global, mais com a capacitação de estudantes, técnicos e docentes da Unilab. “Que essa parceria seja proveitosa, que tenha muitos frutos e que a gente consiga efetivar a real mobilidade do público envolvido. É uma universidade internacional com os países que falam português, mas não fechamos as portas para os que não falam o Português”.

A professora guineense, mestre em Estudos Étnicos e Africanos  e doutora em Ciências Sociais, esclareceu que a Unilab tem nas diretrizes a política de linguística, que não somente privilegia o Português, mas também as outras línguas que estão no topo da internacionalização.

Na docência do curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa (Unilab/Ceará), que está sob a coordenação de Tiago Martins da Cunha com parceria de Kaline Girão, coordenadora do Núcleo de Línguas (NucLi), vinculado ao Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), a Unilab vem desempenhando um papel de excelência, firmando novas parcerias de intercâmbio linguístico internacional. 

Diante de mais uma conquista, a professora do ILL, Kaline Girão declarou que: “é um sonho que se tornou realidade tê-los todos aqui, finalmente, em pessoa, e ter essa parceria assinada. Assim, haverá mais intercâmbios no futuro e poderemos fortalecer nossas instituições de todas as formas possíveis. Portanto, no que diz respeito ao Departamento de Inglês, estarei aqui para ser o ponto de intercâmbio”.

Kaline Girão, coordenadora do NucLi/ILL e Geranilde Costa e Silva, pró-reitora da Proex

Segundo Roque Albuquerque, primeiro reitor da Unilab eleito, juntamente com a vice-reitora, Cláudia Carioca, uma universidade internacional precisa de muitas parceria. “A Unilab foi criada há 13 anos (instituída pela Lei 12.289/2010) tendo como ponto focal nas relações Sul-Sul. Mas, precisamos de transferência de tecnologia, ter quem nos ajude, já que somos uma universidade nova, para poder ajudar também e receber da países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Complementando as informações, Roque Albuquerque informou que a Unilab está fechando uma série parcerias através da Secretaria dos Direitos Humanos dos Estado Unidos da América (USA), escolheu o Brasil para várias atuações, que, através da Embaixada Americana em Brasília, destacou o Nordeste do Brasil, que escolheu a Unilab para estreitar as relações em diversas áreas (exatas, natureza, saúde, línguas).

A exemplo da Claflin University, que está trabalhando com a Unilab há mais de um semestre. A equipe de docente da Claflin lecionou aulas de língua Inglesa, através do NucLi/ILL, em troca, os docentes da Unilab deram aula de língua Portuguesa aos americanos.

“É a primeira de muitas. Isso representa o que já esta acontecendo! Essa equipe da Claflin University é a primeira universidade à estreitar para todos os fins de ensino, pesquisa e extensão”. É um marco. É um momento de a gente transferir muitos conhecimentos e juntos fortalecer a internacionalização Sul-Sul e Sul-Norte”. (Roque Albuquerque, reitor da Unilab)

Marco Abreu, discente e ex-bolsista do projeto do NucLi/ILL “English Club” da Unilab

A exemplo dos estudantes da Unilab que conquistaram a vaga de intercâmbio, temos o estudante do curso de Letras – Língua Inglesa, Marco Abreu, que foi selecionado para cursar 10 meses, alocado na Mesa Community College, localizado no estado do Arizona/USA, além de outros selecionados. Um intercâmbio realizado pelo projeto de mobilidade coordenado pela Prointer/Unilab, junto à Community College Initiative Program, financiando pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos (USA).

A cerimônia foi concluída com a assinatura dos representantes da Claflin University e da Unilab no Memorando de Cooperação que visa a cooperação institucional para o desenvolvimento de projetos de ensino de inglês e português como língua estrangeira.

Annette S. Jackson, diretora de programas globais e professora de Marketing (Escola de Negócios) da Claflin University

Annette Jackson, diretora de programas globais e professora de Marketing (Escola de Negócios) da Claflin University, comentou, em dois momentos, sobre os eventos em desenvolvimento disponibilizados pela duas universidades no contexto de trocas. Ela informou que a Claflin tem dois programas em inglês: um curso intensivo de inglês e, também, o certificado de graduação para pessoas que desejam lecionar no Tesol (Teaching English to Speakers of Other Languages – curso para capacitar professores para o ensino de inglês.).

“Portanto, estamos muito animados. Já temos esse programa há algum tempo e estamos contentes em poder ampliá-lo e trazer outros. E essa é uma das coisas que queremos fazer. Essa é uma das metas do presidente da universidade, do vice-reitor e do reitor, e estamos muito felizes com isso. E uma de nossas colegas, a Dra. Sharon Gile, é a coordenadora desse programa, e é ela quem está realmente desenvolvendo o programa”.

Annette Jackson, também presidente interina do Departamento de Inglês da Claflin University

Annette Jackson, em entrevista com apoio da professora intérprete do ILL/Unilav, Kaline Girão

Em entrevista realizada, com apoio da professora intérprete, Kaline Girão, Annette Jackson ressaltou sua expectativa quanto a correlação dizendo: “estamos aqui para solidificar esta parceria que vem sendo construída até o momento e ampliar para outras áreas, como: ciências, tecnologias, matemática, segurança cibernética”.

Dando sequência a visita da equipe da Claflin University, ocorreu, nes terça-feira (13), a palestra sobre o programa Fulbright com Annette Jackson. Informe-se pela matéria do Portal da Unilab.

Categorias
Palavras-chave