Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

A perseverante busca pela excelência do curso de Letras – Língua Inglesa da Unilab firma novas parcerias de intercâmbio linguístico internacional

Data de publicação  07/06/2023, 17:55
Postagem Atualizada há 10 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

Com o tema: “Linguagens e Literaturas Anglófonas: abordagens teóricas, digitais e práticas para o ensino de língua inglesa na educação básica”, a segunda edição do Congresso Internacional de Práticas de Ensino em Língua Inglesa (Copelin), promovido  pelo Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL) e pelo Núcleo de Línguas (NucLi) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), está acontecendo até esta quarta-feira (7), no Auditório I do Campus das Auroras, em Redenção/CE.

Confira a Programação na página do evento

Nesta segunda-feira (5), a apresentação dos estudantes internacionais, membros do projeto de extensão “Grupo Vozes d’África”, marcou a abertura do congresso.

Estudantes internacionais do Projeto de extensão “Vozes d’África” da Unilab

A mesa de autoridades – todos docentes do ILL da Unilab – foi formada (sentido: esquerda para direita) pelos representantes da Reitoria da Unilab: Roque Albuquerque – Reitor e Cláudia Carioca – Vice-Reitora, pelo coordenador do curso de Letras – Língua Inglesa, Tiago Martins da Cunha, pela coordenadora geral do Copelin, Kaline Girão, pela coordenadora do projeto de extensão Song Club, Ana Cristina Silva e pelo vice-coordenador do NucLi/Unilab, João Luiz Teixeira.

Abertura do II Copelin – docentes do ILL da Unilab

Após a pandemia da Covid19 ter assolado o mundo, as práticas de ensino de Linguística necessitaram de mudanças e atualizações midiáticas, e, nesta segunda edição do Copelin, no formato presencial, foram discutidas as mudanças e necessidades de docentes e discentes da Unilab, visando fortalecer a interação e as conexões entre: a comunidade acadêmica, os profissionais da área, os egressos do curso, os estudantes das escolas públicas e todos aqueles interessados no ensino da língua inglesa.

Neste sentido, o professor do ILL, João Luiz Teixeira – doutor em Literatura e Cultura, apresentou um breve levantamento e outras informações, referente às realizações na área de ensino, extensão e pesquisa, na consolidação dos cursos de Letras, em especial do curso de Língua Inglesa – seu papel pedagógico, social e institucional.

“É fundamental para inserção do curso na região que nossos alunos, futuros docentes e presentes docentes, estejam exercendo essas atividades, ativamente nestas comunidades escolares, nestes municípios. Os cursos de Letras têm um papel fundamental na internacionalização da Unilab. Não somente pelos nossos alunos, como também outros diálogos com instituições externas”, destacou João Luiz Teixeira

Professor João Teixeira, vice-coordenador do NucLi/Ill

Quanto às ações de experiências de ensino e de prática, a professora do ILL/Unilab, Ana Cristina – doutora em Linguística, destacou que “a Pandemia nos fez repensar todas as práticas de ensino, metodologias, abordagens e tudo que costumávamos realizar em sala de aula. Desejamos sempre ver nosso curso se fortalecendo, abrindo mais códigos de vagas. É gratificante vê os estudantes aprovados para convênios internacionais. Além da realização de acordos e as cooperações internacionais firmadas para que mais estudantes possam experienciar. Depois de uma pandemia dessa, é uma vitória a realização de um evento presencial. É uma vitória chegar em sala de aula, é muito gratificante encontrar os colegas e alunos” .

Após criação em 2018 e ações de consolidação do curso de Letras – Língua Inglesa da Unilab ao longo dos últimos cinco anos, a professora Kaline Girão, coordenadora do NucLi/ILL – pós-doutorado e mestrado em Linguística Aplicada, relatou sobre: “sonhos, perseverança e conquista” na condução do curso e realização do II Copelin, pós pandemia. “Vamos aproveitar esses dias de evento com muita presencialidade. Oportunidade de olhos nos olhos, de trocar energia e de valorizar a presença. O ser e o estar no lugar”. (Kaline Girão)

(sentido: direita para esquerda) Docentes do ILL, Kaline Girão, Tiago Cunha e Cláudia Carioca (vice-reitora)

O coordenador do curso de Letras – Língua Inglesa, Tiago Cunha – Doutor em Linguística e mestre em Linguística Aplicada, destacou a formação da primeira turma do Curso de Letras – Língua Inglesa e a importância da participação de todos na programação do evento, que finaliza-se nesta quarta-feira (7). 

“Vamos curtir o evento e dissecar todo o conhecimento na participação às atividades. A vida é curta. Então, curta!”  (Tiago Cunha)

Durante entrevista concedida à Secom durante a programação do evento, o professor Tiago Cunha salientou ainda que os estudantes tanto do PIBBID, Residência Pedagógica tiveram uma presença muito grande dentro das escolas do entorno (Maciço de Baturité) e isso fez com que desse um significado ainda maior pra nossa atuação dentro do Curso.” 

Tiago Cunha, coordenador do curso de Letras – Língua Inglesa

Em relação ao tema do II Copelin: “Linguagens e Literaturas Anglófonas: abordagens teóricas, digitais e práticas para o ensino de língua inglesa na educação básica”, a vice-reitora da Unilab e, doutora em Linguística e também professora do ILL, Cláudia Carioca, enfatizou que “as práticas são consideradas a parte mais importante em uma Licenciatura”. Parabenizou à organizadora do evento, professora Kaline Girão e aos estudantes do curso de Letras – Língua Inglesa.

“Vocês estão tendo a oportunidade de estarem em um curso e em dar a ele a excelência devida. Esta primeira turma que está se formando vai levar o nome da Unilab. Diante do grupo de professores de excelência, tenho certeza que a forma responsável e compromissada que atuam vai fazer com que vocês reverberem. Levem para onde forem tudo aquilo que vivenciaram na Unilab”. (Cláudia Carioca, vice-reitora da Unilab)

Em relação à formação docente do curso de Letras – Língua Inglesa da Unilab, Roque Albuquerque, reitor da Unilab, enalteceu os profissionais e sua qualificação de excelência e atuação junto aos seus alunos.

“É um curso muito qualificado. Qualificado pelos profissionais e pelo compromisso quem têm, de poder dar e entregar a todos ‘O Máximo’. Vocês são o futuro! Grandes líderes, mestres e educadores procuram sempre formar uma visão comum. Eles vão inspirar as pessoas a alcançar. O que é mesmo que vocês almejam?” (Roque Albuquerque )

Complementando, o professor Roque Albuquerque – pós-doutor em Estudos da Tradução, doctor of Philosophy – Língua Grega e mestrado em Teologia, esclareceu que, com a Língua Inglesa promove muitas oportunidades aos que  a buscam. 

Entre outras informações, Roque Albuquerque apresentou a nova parceria que a Unilab, com quase 13 anos de criação (Lei 12.289/2010), no próximo dia 20 de julho, firmou no contexto dos Direitos Humanos, no qual a Secretaria dos Direitos Humanos dos Estado Unidos da América escolheu o Brasil para várias atuações nesta área. Após contato da Secretaria com a Embaixada Americana em Brasília, a instituição escolheu o Nordeste para uma série de ações. E, o Consulado-Geral dos EUA em Recife escolheu a Unilab para o desenvolvimento em ações. Na próxima semana, a Unilab vai receber a Comitiva Claflin University – Claflin University é uma universidade privada que fica na Carolina do Sul/EUA, fundada em 1869. Integra o chamado grupo de Faculdades e Universidades Historicamente Negras (HBCU, na sigla em inglês).

A jovem Unilab (apenas 13 anos) consolidando-se nas parcerias linguísticas internacionais

A exemplo das possibilidades que a Unilab, através das novas parcerias internacionais, está oferecendo aos seus discentes, o estudante do 8º semestre do curso de Letras – Língua Inglesa da Unilab, Marco Antonio Abreu, participará do Community College Initiative Program, financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (USA), com duração de 10 meses e alocado no Mesa Community College, localizado no estado do Arizona.

Em relato, Marco Abreu declarou que se preparou ao longo de toda a graduação por uma oportunidade como esta.

“Sou muito grato à Unilab, e a todos os professores do meu curso e por todo o aprendizado até aqui. A possibilidade de conseguir essa bolsa de intercâmbio apareceu quando eu menos esperava e sinto que todas as experiências que o curso de Letras – Língua Inglesa me proporcionou, contribuiu pra minha aprovação no processo seletivo. 
Espero representar bem o nome da minha Universidade no College, mostrando todo o preparo que a Unilab me deu, em termos de ensino e pesquisa.
Espero que isso motive outros estudantes a nunca desistirem de seus sonhos e que continuem a acreditar que a educação, de fato, abre portas.
Minha expectativa é que a Unilab consiga mais parcerias com programas de intercâmbio como esse e que mais estudantes tenham a oportunidade de viver esse sonho que estou vivendo. 
(Marco Antonio Abreu, ex-monitor do projeto “English Club” do NucLi/ILL/Unilab)
 
Glória Guará Tavares, professora da UFC

A palestra da convidada, Glória Guará Tavares, professora do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará (DELIL/(UFC) e coordenadora da Licenciatura em Letras Inglês a distância da UFC/Instituto UFC Virtual – doutora e mestre em Letras (Inglês e Literatura correspondente), com o tema: “Ensino de Oralidade em Língua Inglesa”.

II Congresso Internacional de Práticas de Ensino em Língua Inglesa (Copelin)

Sobre o projeto Vozes d’África

Foi criado pela professora do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) e atual pró-reitora da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer), Artemisa Monteiro e têm 6 eixos de atuação, com cerca de 150 integrantes, sendo coordenado pelo estudante internacional, Dimir Cuma. Conforme o levantamento, só no eixo Música, já conta com mais de 70 participantes.

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO