Pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais participa de Seminário Brasil – África, da Funag, Governo Federal e MRE

Data de publicação  20/06/2023, 17:02
Postagem Atualizada há 10 meses
Artemisa Monteiro durante almoço com o presidente do Brasil, Lula. Foto: Secom/Governo Federal.

No marco das comemorações do Dia da África – 25 de maio -, a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Prointer/Unilab), Artemisa Monteiro, foi convidada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) para participar do seminário “Brasil-África: relançando parcerias”. Na ocasião, Monteiro apresentou trabalho intitulado “Cooperação educacional Brasil – África: uma experiência de sucesso”.

O seminário ocorreu de 23 a 25 de maio, sendo uma iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), do Ministério das Relações Exteriores e do Governo Federal.

Da esquerda para a direita: embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro d’Oliveira; Artemisa Monteiro; embaixador da Guiné-Bissau no Brasil, M’bala Alfredo Fernandes; e  embaixador de Angola no Brasil, Florêncio de Almeida. Foto: Secom/Governo Federal.

Artemisa Monteiro apresentou o trabalho sob o tema “Empoderamento: cooperação educacional, equidade de gênero e empreendedorismo social”, no painel “Cooperação educacional e acadêmica Brasil-África: uma experiência de sucesso”, junto com o diretor do Departamento Jurídico do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, embaixador Hercules Cruz (videoconferência), e sob a mediação da embaixadora Glivânia Maria de Oliveira.

O painel seguinte, “ Os próximos 50 anos da cooperação educacional e acadêmica”, contou com o primeiro reitor da Unilab, Paulo Speller, e agora reitor da Universidad Afro-Americana de África Central, na Guiné Equatorial.

Participantes do Seminário Brasil – África. Foto: Secom/Governo Federal.

“Fui convidada na condição de estudante de cooperação e pró-reitora da Prointer. Dei testemunho do sucesso do PEC-G (Programa de Estudantes de Cooperação de Graduação), do qual fui bolsista, e também dos pontos que podem ser melhorados no referido programa. Também levei as minhas vivências e experiências na Prointer sobre a internacionalização, sinalizando os protocolos criados sobre a internacionalização na Unilab e a melhoria das relações internacionais via Prointer”, informa Artemisa Monteiro.

A pró-reitora sublinhou que a Unilab é outro caso de sucesso da parceria Brasil – África, tendo, em quase 13 anos de existência, formado mais de dois mil quadros para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops).

O seminário terminou com um almoço oferecido pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. “A sensação desse convite é indescritível. Apesar das relações que eu já tinha com MRE/DCE enquanto estudante cooperação e agora pró-reitora, senti-me privilegiada e honrada no universo dos estudantes estrangeiros egressos do PEC-G. O convite para almoçar com o presidente, ser a convidada dele para partilhar a mesma mesa, impactou-me”, relata Artemisa.

CONTEÚDO RELACIONADO