Parceria entre Prefeitura de Redenção e Unilab, seminário aborda educação inclusiva

Data de publicação  29/06/2023, 16:12
Postagem Atualizada há 10 meses
Foto: Secom/Unilab.

No último 23 de junho, no Campus das Auroras, ocorreu o II Seminário de Estagiários de Apoio na Educação Inclusiva no município de Redenção/CE. O evento contou com apresentação cultural, mesa institucional, palestra e apresentação de grupos temáticos, estando aqui os trabalhos desenvolvidos pelos alunos estagiários como cumprimento de um dos critérios do estágio.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Redenção, por meio do Núcleo de Apoio Psicossocial Educacional (Nape) e Atendimento Educacional Especializado (AEE), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Proex/Unilab), e fez parte das atividades de formação do segundo grupo de estagiários que atuam nas escolas públicas municipais, dando apoio aos estudantes da educação inclusiva em sala de aula.

Pró-reitora de Extensão, Cultura e Arte, Geranilde Costa e Silva. Foto: Secom/Unilab.

O II Seminário compõe a formação dos estagiários, sendo o cumprimento de ação de cunho científico prevista no edital, bem como um momento em que os estagiários puderam expor reflexões sobre os trabalhos desenvolvidos, refletir sobre os conhecimentos adquiridos e emitir opiniões, construindo novos rumos para suas práticas.
“Seguindo uma linha de formação baseada numa educação que acolhe, humaniza e liberta, estamos aqui representando diversos segmentos da educação para, juntos, vivenciarmos um dia de troca de experiências, saberes e aprendizado”, pontuou a psicóloga do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Educacional da secretaria de Educação (Nape/Redenção), Sebastiana Araújo.

Foto: Secom/Unilab.

Os estudantes que apresentaram suas experiências como estagiários na educação inclusiva são oriundos da Unilab e de outras universidades do Maciço de Baturité, tendo iniciado suas experiências de estágio em agosto de 2022, após serem aprovados no segundo edital de seleção lançado pelo município através da Secretaria Municipal de Educação.
Assim, o seminário também buscou fomentar parcerias com as universidades e instituições formadoras da região. “A parceria com a Unilab surgiu porque consideramos o seminário uma ação educativa, de caráter científico, que visa fomentar as iniciações científicas e promover o diálogo, a troca de saberes e a produção de conhecimento, contribuindo, assim, para o fortalecimento da universidade com a sociedade local e regional, incentivando e difundindo o ensino e a pesquisa”, explicou Araújo.

Secretário de Educação de Redenção, Miguel Missias de Souza. Foto: Secom/Unilab.

Atualmente, são cerca de 172 estudantes estagiários, atuando diretamente com as crianças, público da educação inclusiva. Durante todo o percurso do estágio, os estudantes participam de encontros mensais promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação e orientação das psicopedagogas Aline de Lima, Raimunda Gomes e Karoline Calixto, da psicóloga Yhanna Dias e da psicóloga e psicopedagoga Sebastiana Araújo.

Na abertura do evento, a mesa institucional foi composta pelo prefeito de Redenção, Davi Benevides; pelo vice-prefeito, Aécio Bezerra; pela pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura da Unilab, Geranilde Costa e Silva; e por representantes da Secretária da Educação de Redenção; do Núcleo de Educação Inclusiva de Redenção; do Núcleo de Apoio Psicossocial Educacional (Nape) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de integrante da equipe de formadores dos estagiários na Secretaria Municipal da Educação, e do estudante e estagiário Gabriel Almeida, do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da Unilab, representando todos os bolsistas.

Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO